NOTÍCIAS » NOVOS EXAMINADORES DE DETRAN-MG AGILIZAM A MARCAÇÃO DAS PROVAS DE DIREÇÃO

Na última semana, sobraram vagas para fazer o exame. Antes, o candidato esperava entre 15 e 20 dias para ter uma nova oportunidade

Com a designação dos novos examinadores, o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) conseguiu reduzir o tempo de espera para os candidatos que almejam tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B em Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Antes, o candidato esperava entre 15 e 20 dias para ter uma nova oportunidade no Exame de Prática Veicular. Na semana passada, já com os 107 novos examinadores atuando em Belo Horizonte e RMBH, sobraram vagas para as provas de rua. Entre os dias 16 e 21 deste mês, foram disponibilizadas 3.110 vagas para o exame, das quais sobraram 185.

“Assim que a direção do Detran-MG tomou conhecimento que deveria retirar cerca de 100 examinadores aposentados, providenciamos imediatamente concurso interno onde o número de examinadores aumentou em relação ao total anterior”, explica o assessor da Divisão de Habilitação do Detran Wagner Félix.

Os novos examinadores foram nomeados no dia 7 de novembro, por meio de publicação no Diário Oficial de Minas Gerais. Para a RMBH, ainda há previsão de designar mais 100 examinadores nos próximos dias, o que aumentará, ainda mais, a disponibilidade de vagas.

Atualmente, o número de vagas oferecidas para exames de direção, por mês, gira em torno de 11 mil na RMBH, com a expectativa de aumentar nos próximos meses. Outros 299 examinadores do interior já haviam sido designados entre os meses de julho e agosto deste ano e também contribuíram para melhorar o fluxo dos exames nas cidades mineiras.

Ao todo, até agora, mais de 400 novos examinadores já foram aprovados e começam a ser escalados para melhorar fluxo do Exame de Prática Veicular no estado.

Capacitação

Para serem aprovados como examinadores, os candidatos precisam realizar o Curso de Capacitação de Examinador de Trânsito, que tem 76 horas/aula, divididas entre aulas teóricas e prática veicular. O curso, ministrado na Coordenação de Educação de Trânsito do Detran-MG em Belo Horizonte, começou no mês de maio e foi finalizado em outubro.

Entre as disciplinas de teoria, os candidatos estudaram, por exemplo, os processos psicológicos no processo de avaliação, onde puderam se preparar para lidar melhor com o nervosismo dos alunos. Na parte prática, eles realizam o Estágio Supervisionado do Exame de Prática Veicular, no qual acompanham o trabalho de um examinador e, ao final do curso, fazem simulações do exame no papel de examinadores.

“Enquanto os novos examinadores estavam sendo preparados, realizamos diversos mutirões, visando o mínimo prejuízo possível", esclarece Wagner Félix. Atualmente, o Detran-MG emite, em média, 20.700 novas CNHs (primeira habilitação) por mês em todo o estado.

25 nov 2015 - Agência MinasVoltar