NOTÍCIAS » PARAÍBA: CNH SOCIAL É PRORROGADO PARA O FIM DE JULHO

Candidatos aprovados no Programa de Habilitação Social da Paraíba têm até o final de julho para comparecerem ao Detran para dar início ao processo de aquisição da CNH. O prazo foi ampliado para 970 candidatos que apresentaram toda documentação solicitada e que fizeram a inscrição online.

Candidatos selecionados em João Pessoa devem comparecer à sede do Detran, em Mangabeira, ou em um dos postos avançados de atendimento. Já nas demais macrorregiões, os selecionados devem procurar a Ciretran de sua cidade.

Os candidatos serão inscritos no Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach) e realizarão os exames médicos e psicotécnicos. Depois serão encaminhados para um Centro de Formação de Condutores (CFC) para as aulas e exames teóricos e práticos.

Na segunda edição do programa foram oferecidas 3 mil vagas em toda a Paraíba, mas 1.014 selecionados não compareceram para confirmar a inscrição e foram eliminados e outros 1.016 foram desclassificados porque não comprovaram as informações prestadas durante a inscrição “online”. Foram mais de 41 mil candidatos inscritos.

Habilitação Social
O Programa Habilitação Social teve início em 2012 e tem foco na qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos de cidadãos de baixa renda para terem acesso ao mercado de trabalho. Para isso, oferece gratuitamente a Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) e da primeira Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A ou B, na hipótese de adição de categoria A ou B, bem como à mudança de categorias para C, D ou E.

Pelas regras, metade das vagas vai para inscritos no Cadastro Único do Programa Bolsa Família. A outra parte é distribuída da seguinte maneira: 15% para pessoas com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que comprovem nunca haver tido experiência formal junto ao mercado de trabalho ou que estejam desempregadas há mais de um ano; 20% para alunos matriculados na rede pública de ensino nos programa Pró-Jovem e Brasil Alfabetizado; 10% para pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário, bem como aqueles que tenham cumprido medida sócio-educativa de internação, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, de acordo com requisitos estabelecidos pela portaria da superintendência do Detran e 5% para beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), inclusive o pequenos agricultores, assim como de outros programas sociais.

7 DE JULHO DE 2015 POR RADAR

08 jul 2015 - Radar NacionalVoltar