NOTÍCIAS » PARAÍBA DÁ AULAS DE ALFABETIZAÇÃO PARA CANDIDATOS À CNH

Para contribuir com cidadãos que querem tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou renová-la, mas que não sabem ler nem escrever ou tem dificuldades com a escrita, o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) tem auxiliado nos processos de obtenção do direito de dirigir. Com o apoio da Divisão de Educação, candidatos nestas situações têm orientação pedagógica.


De acordo com o órgão, ao ser identificada a dificuldade, pedagogos traçam um plano de ensino de acordo com a sua necessidade. Vai de um curso de reciclagem ou até mesmo a alfabetização. Depois de submetidos a uma avaliação que ateste sua capacidade de iniciar as aulas práticas é que os candidatos são encaminhados para o setor de habilitação. Foi o caso de condutores da cidade de Patos, que passaram pelo processo educacional e foram aprovados na avaliação da última semana.


A maior parte dos candidatos que buscam a renovação e têm dificuldades em ler e escrever tem entre 50 e 75 anos. Geralmente nunca cometeram infrações de trânsito e não tiveram a oportunidade de estudar. . “Pensando nisso, o Detran proporciona aos condutores nessa situação a oportunidade de aprender a ler e escrever, através de um processo de aprendizagem usando as leis e regras do Código de Trânsito Brasileiro”, explica a Chefe da Divisão de Educação, Abimadabe Vieira.


De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Amostra dos Domicílios (Pnad/IBGE), a taxa de analfabetismo na Paraíba caiu de 21,78% em 2010 para 16,83% em 2011 e em 2012 variou para 17,03%. Mas o número ainda é elevado. Mais de 559 mil paraibanos com idade acima dos 10 anos não sabem ler e escrever.


Prova online
Termo de cooperação com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi ampliado para levar as provas online de legislação de trânsito nas regiões de Brejo, Cariri e Sertão. As provas serão aplicadas nos campi de Gaurabira, Patos, Monteiro e Catolé do Rocha.


O sistema utilizado pelo Detran só está disponível atualmente em Campina Grande e João Pessoa. Com a ampliação do acordo, candidatos à CNH das demais regiões poderão usar os computadores dos campi da Universidade, o que elimina as provas manuais.


O Detran-PB vai instalar uma rede de dados para interligar os computadores utilizados nos exames. É também mais uma forma de impedir fraudes nas provas.



24 DE MARÇO DE 2015 POR RADAR.NACIONAL

25 mar 2015 - Radar NacionalVoltar