NOTÍCIAS » PARANÁ: CANDIDATO À PRIMEIRA HABILITAÇÃO É MOTIVADO A PERDER MEDO DE DIRIGIR

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) lançou o programa “Galera, passei!” voltado para jovens candidatos à primeira habilitação que precisam superar o medo e a ansiedade de dirigir, que muitas vezes prejudicam os futuros condutores na hora da prova prática.

A ideia, segundo o diretor do órgão, Marcos Traad, não é dar dicas de como passar no exame, mas de trabalhar meios de controle do medo e nervosismo desmistificando os testes. “Dirigir exige habilidade e tranquilidade, não só para fazer o teste do Detran, mas no dia a dia”, compela o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, que faz um alerta para o número de situações de agressão, desatenção e violência vistas no trânsito e que poderiam ser evitadas. “O estado mental do motorista, avaliado durante todas as etapas para primeira habilitação, é tão importante quanto seu conhecimento prático e teórico e vale para toda vida”, disse Traad.

Os candidatos participam de uma palestra coma apresentação de vídeos sobre a ansiedade, depoimentos de funcionários e examinadores do Departamento sobre como funciona o exame prático de direção e quais sãos seus objetivos. As orientações são rápidas, duram cerca de 40 minutos e podem ser agendadas no Centro de Formação de Condutor escolhido pelo candidato.

A programação é transmitida pelas telessalas da Escola Pública de Trânsito para 31 municípios do interior do Estado. Em Curitiba, as palestras devem começar na segunda quinzena de julho e, gradativamente, serem estendidas às demais unidades até o final do ano.

Em um mês, o curso já teve a participação de 700 candidatos à CNH. “Quando você deixa que o emocional atrapalhe a habilidade de dirigir, vai comprometer seu desempenho como condutor e, logo, o resultado do exame. A expectativa e ansiedade precisam ser controladas. Durante o processo de avaliação o candidato vai demonstrar não só o que aprendeu na autoescola, mas que consegue dirigir de forma responsável nas ruas”, conta o examinador do Detran, Candido Relfid Rodrigues.

Em 2014, o Detran-PR emitiu mais de 187 mil habilitações para motoristas novatos, sendo 96.110 homens e 90.902 mulheres. Entre os novos motoristas, 119.490 tinham idade entre 18 e 24 anos. As cinco cidades que mais habilitaram motoristas em 2014 foram Curitiba, Londrina, Cascavel, Maringá e Ponta Grossa.

7 DE JULHO DE 2015 POR RADAR

08 jul 2015 - Radar NacionalVoltar