NOTÍCIAS » PARLAMENTARES DECLARAM APOIO À FORMAÇÃO DE CONDUTORES EM EVENTO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Superando todas as expectativas, o "Café da Manhã com Parlamentares", organizado pelo Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores de Minas Gerais (Siprocfc-MG), pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG) e pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com o apoio dos sindicatos de CFCs de todo o país, foi a primeira grande batalha vencida em uma guerra que ainda precisa de todo o esforço de todo o setor. O sucesso do evento, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (28/08/19), na Câmara dos Deputados, em Brasília, foi constatação unânime entre quem esteve presente. Senadores, deputados, assessores, representantes de entidades e de sindicatos puderam ampliar o debate sobre como é necessária a boa formação dos condutores para salvar vidas no trânsito e a importância do setor para o Brasil.

O presidente do Siprocfc-MG e diretor da Fecomércio-MG, Alessandro Dias, abriu o evento e explicou a relevância do setor de comércio e serviços para o País, seguido da exibição de um vídeo institucional da Fecomércio-MG. "Queremos estreitar o diálogo com os parlamentares, para que nos ajudem a replicar as informações sobre nosso setor e a importância de se garantir a competente formação teórico técnica e de prática veicular aos condutores usuários das vias públicas, de forma a prevenir e evitar acidentes e mortes no trânsito. Além do importante papel social, os CFCs geram mais de 112 mil empregos diretos e indiretos. Trabalhamos para salvar vidas". Na sequência, representando os sindicatos de autoescolas e CFCs do País, discursou Wagner Roberto Prado (do Mato Grosso do Sul) e Magnelson Carlos de Souza (de São Paulo), que apresentou dados e números do segmento das autoescolas.

Ao abrir a palavra para os parlamentares, uma fila foi formada e cerca de 40 deputados explanaram sobre o assunto. Todos colocaram o mandato à disposição da categoria para que o PL 3781/19, de autoria do deputado General Peternelli (PSL/SP) não seja aprovado. Aliás, o único deputado que esteve à frente do microfone em defesa do referido PL foi o próprio Peternelli, que justificou a elaboração do projeto em virtude da tentativa de diminuição do custo da CNH. Sem aplausos, o parlamentar não foi apoiado por nenhum colega. Por ser um espaço democrático, foi importante dar voz ao general, o que contribui para a importância política do encontro.

Entre ideias, propostas e projetos que foram discutidos em cada espaço separado por Estados, os parlamentares receberam um documento (veja abaixo) com dados do segmento no país: a previsão legal do setor, mais de 14 mil autoescolas, que geram, juntos, mais de 112 mil empregos diretos e indiretos. Mais de 28 mil salas de aulas e uma frota de mais de 60 mil veículos.

Em entrevista exclusiva aos canais de comunicação do Siprocfc-MG, o senador Esperidião Amim (PP/SC) falou sobre a importância do evento e do trabalho das autoescolas. "Nós estamos perdendo a guerra na segurança do trânsito. O principal agente, além da fiscalização e da polícia, é o instrutor, é a habilitação. Por todas essas razões, eu acho que fortalecer a parte educativa da habilitação para o trânsito é decisivo para reduzir o número de acidentes e irresponsabilidade na construção de veículos no Brasil".

Também colocando seu mandado à disposição, a deputada Christiane Yared (PL/PR), conhecida pela luta à favor de um trânsito mais seguro, trabalho que começou há 10 anos, quando perdeu o filho em um acidente de trânsito, lamentou por estarmos vivendo momentos difíceis. "Temos pontos que não podemos mexer. Estamos avançando, não podemos recuar. A questão dos CFCs é seríssima no país. Precisamos ter muito mais CFCs. O Brasil hoje paga um peço muito alto exatamente pelo fato de não darem a importância devida a essa questão. O trânsito no Brasil não é apenas assassino, é malvado. Temos que combater isso lá na ponta. E a ponta é a formação do condutor. Educação no trânsito, escola, ótimo, mas a formação do condutor é importantíssima. Vivemos todos os dias essas mortes, essas sequelas horrorosas. O país não comporta, a saúde pública não comporta, o judiciário já não comporta mais a quantidade de ações", afirmou.

A deputada completou a entrevista falando sobre a Previdência, que ela afirma estar estrangulada pela quantidade de mortes e sequelas no trânsito. "O trabalho desses homens e mulheres aqui, de formadores de opinião, é essencial. Vejo que, na misericórdia de Deus, foram criados os CFCs, para que possamos colher vida lá na ponta. Essa discussão é importantíssima, porque vocês acabam nos trazendo ferramentas para que a gente possa lutar por vocês. Somos soldados à frente da batalha. Nos ferramentem. Nos deem as armas corretas, que lutaremos por vocês. E contem comigo. Estou aqui para trabalhar. Nosso trabalho é árduo. Mas é bom, pois temos avançado e não vamos permitir que essa situação, que é seríssima com essas declarações, infelizmente, de grandes autoridades que acabam afetando principalmente a formação do condutor, que entende de uma maneira diferente, que não é para ter. O trabalho do sindicato é fantástico. Vocês estão certíssimos. Têm que se um unir. Trazer essa luta no diário, porque o trânsito é todo dia. Não baixem a guarda, batam na mesa. Venham, enfrentem, que vamos ganhar essa batalha. É no meio de tantas, mas a gente chega lá!", concluiu.

Pela bancada mineira, estiveram presentes quatro deputados. Leo Motta (PSL/MG) disse que ainda vai se inteirar sobre o assunto, mas os demais já colocaram o mandato à disposição. Confira, abaixo, a íntegra das entrevistas:

Lincoln Portela (PL/MG)
"Vocês estão realizando um trabalho de ponta aqui na Câmara dos Deputados. Este café da manhã é um pontapé inicial. Eu como membro titular e já fui presidente da Comissão de Legislação Participativa (CLP), coloco a CLP à disposição para uma audiência pública. Acredito que isso vá fomentar um pouco mais a discussão de maneira oficial aqui. Não podemos permitir que o Brasil pare e que as autoescolas, que estão gerando emprego, pagando impostos, fazendo um trabalho de ponta e excelência fiquem à mercê de falta de informação ou informações distorcidas de pessoas que queiram prejudicar o setor. Estamos aqui querendo o bem do Brasil. Contem conosco! Estamos aqui!"

Charles Evangelista (PSL/MG)
"Muito importante a aproximação do Sindicato com os parlamentares até para esclarecer, o máximo possível, para que possam formar suas opiniões numa eventual votação. Sabemos que, muitas vezes, o que a população acha que é bom para o país, não é. Sabemos da importância dos CFCs, da prudência, de tudo. Estamos aqui para escutar os CFCs e também tentar fazer o meio de campo entre os sindicatos, as empresas interessadas com o Governo Federal. Contem com meu apoio! Estamos à disposição!"

Franco Cartafina (PP/MG)
"Sempre acreditei que o grande desafio e a grande arte do Parlamento e parlamentares é a capacidade de busca de consenso, de diálogo, de busca de entendimento. Hoje, poder aproximar de um segmento que ascendeu um alerta, com a preocupação de possíveis mudanças já aventadas pelo presidente, que atingem diretamente o setor, é importante virem à Brasília, num encontro na parte da manhã, com vários deputados de vários Estados e também os Estados representados pelos seus sindicatos correspondentes aos CFCs. E estamos aqui pra isso. O que temos que ter tranquilidade é que qualquer movimentação, qualquer sugestão de mudança legislativa, o Parlamento vai fazer parte.

Então, dá tranquilidade que nada vai acontecer sem a gente debater. Temos as comissões aqui, que são temáticas, que são bastantes atuantes. Temos a possibilidade de ter audiências públicas para tratar dos mais diversos assuntos. Enfim, eu venho, como deputado de Minas Gerais, colocar o mandato à disposição para ter o nosso gabinete sempre aberto ao diálogo. Para qualquer dúvida, qualquer preocupação, que possa ser dividida comigo e que a gente busque o melhor caminho, não só para a gente preservar o trabalho de formação dos condutores, preservando também a capacidade e a vontade da população de fazer um custo/benefício dentro de uma realidade que a gente entender melhor.

Foi um pontapé inicial muito bom. Estamos aqui para ouvir. Já colhemos algumas informações, tivemos diálogo com os representantes (do sindicato) de Minas. Vamos levar o material que nos foi entregue e estaremos sempre atentos. Estamos aqui em Brasília justamente par recebê-los. Deu alguma situação que gerou preocupação, entrem em contato conosco: com sugestão, coloquem as preocupações, que vamos achar um consenso, o melhor caminho para todo mundo, sem que ninguém fique prejudicado sorrateiramente, que não deixe nada acontecer no apagar das luzes. Enfim, poder colaborar na construção do melhor caminho para a sociedade, que compreende: trabalhador, população e usuário. O gabinete está de portas abertas! O que vier de demanda sempre estarei disposto a dialogar e achar caminhos pra gente poder solucionar e ter um resultado positivo."


CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DA CARTA AOS PARLAMENTARES

CLIQUE AQUI E ACESSE AS FOTOS DO CAFÉ DA MANHÃ COM PARLAMENTARES

Em breve, ouça aqui as falas dos deputados e as entrevistas exclusivas concedidas aos canais de comunicação do Siprocfc-MG!

Fotos: CNC e Ana Flavia Jacques/Siprocfc-MG

mesacafemanhabrasilia.jpeg


30 ago 2019 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar