NOTÍCIAS » PERGUNTAS E RESPOSTAS DO 5º SEMINÁRIO - DIVERSAS

Perguntas do Seminário

1. O instrutor de legislação deverá ministrar 08 turnos diários para justificar o salário e a carga horária (08 horas diárias)?
R: Se o CFC tem estes 08 turnos, não vejo problemas, desde que obedeça aos intervalos determinados na CLT. Caso existam horas em que o instrutor não tenha aula, basta encarregá-lo de outra tarefa pertinente à sua função, como por exemplo: busca de questões novas para debater com alunos em sala; verificação do material didático; interagir com os demais instrutores indo até mesmo assistir aula prática dos seus alunos.

2. Vocês não acham que a legislação (parte teórica) exige muito do instrutor e este ficou prejudicado nesta nova CCT. Observando que este não apresenta aluno em exame e além de tudo futuramente deverá ter curso superior, ou seja, mais preparo e conhecimento que um instrutor de prática?
R: Ambas funções exigem dos instrutores.
Pelo contrário, com a nova convenção acabam-se as diferenças. Todos os instrutores possuem o mesmo salário.

3. Quando teremos a Biometria na Prática de Direção? O que será feito de um diretor de ensino que “bate” biometria em 03 salas no mesmo horário e terá pela frente mais 10 instrutores de direção saindo todos ao mesmo tempo durante 09 horários por dia?

R: Não há data definida. Estamos nos reunindo constantemente com o Chefe da Divisão de Habilitação do Detran-MG para tratar deste assunto, mas provavelmente será no final de 2009. Quanto a grande quantidade de aulas a serem abertas ao mesmo tempo, basta que o Diretor de Ensino distribua (organize) todo o quadro de horários de aulas práticas e teóricas de maneira a não começar e terminar todas em um mesmo horário.

4. Qual será a providencia que será tomada contra o SEAME?

R: O Depto. Jurídico do SIPROCFC-MG está estudando uma medida judicial para solucionar tal situação, se porventura não for possível resolvê-la através do diálogo com o sindicato profissional.

5. Por que o SEAME não segue o que manda a convenção?

R: Questão de interpretação jurídica. O Depto. Jurídico do SIPROCFC-MG está se movimentando para tomar as medidas necessárias que a situação requer dando preferência ao diálogo com o sindicato profissional.

14 ago 2009 - SIPROCFC-MGVoltar