NOTÍCIAS » POLÍCIA CIVIL REALIZA ATO DE GENTILEZA NO FECHAMENTO DO MAIO AMARELO

A Polícia Civil do Estado de Minas Gerais realiza, nesta terça-feira (31/05), às 11h, na Praça Sete, em frente à UAI, um Ato de Gentileza pela conscientização e educação no trânsito com o objetivo de levar a população a ter um comportamento mais seguro e que reflita, de forma sutil e delicada, na redução dos índices de acidente de trânsito na capital.

Serão distribuídas 2 mil mini-ikebanas, arranjo floral com flores brancas e amarelas, e 2 mil laços amarelos, símbolo da campanha do Maio Amarelo.

A ação é realizada pelo Detran-MG, através da Coordenação de Educação de Trânsito, em parceria com a Fundação Mokiti Okada, Banca Examinadora, Coordenação de Operações (COP-DETRAN) e Academia da Polícia Civil. Conta com a participação de mais de 30 voluntários para produção dos arranjos de flores. E 20 aspirantes a investigadores de polícia na distribuição do material. Os usuários da Uai Praça Sete também serão agraciados com a ação.

Ikebana Sanguetsu

A arte ikebana, de origem japonesa, ao longo do tempo ganhou forma de decoração e de arte propriamente dita – aproveitando o significado das flores e cores para formar arranjos que pudessem transcrever com sutileza mensagens e ideais nobres. Surgiram os grandes mestres que cunharam estilos diferenciados e que escreveram seus nomes na história do Japão e do mundo da ornamentação.

A Ikebana Sanguetsu é um estilo de ikebana criado por Mokiti Okada, que tem como noção básica o respeito pela natureza. Este estilo de ikebana se distingue dos outros porque tem como princípio a não modificação dos materiais usados (folhas, flores, galhos), tentando criar um arranjo mais natural e equilibrado possível. Existem cursos e uma academia de ikebana Sanguetsu, ligada a Fundação Mokiti Okadaque, que tem como objetivo incutir o respeito pela natureza, tornando a vida do aprendiz mais alegre, feliz e harmoniosa.

“Ao unir ikebanas e ação educativa de trânsito, busca-se uma forma diferenciada e leve de convencer cada cidadão de sua responsabilidade e atenção no trânsito, seja como motorista, seja como pedestre. E que apesar do grande número de veículos e pedestres circulando no hipercentro de Belo Horizonte, é possível viver de forma harmoniosa. Além de salvar vidas com pequenos gestos, todos os dias, em nossa rotina diária. Já que o acidente de trânsito ou atropelamento é algo que pode ser evitado, a partir do momento que mudarmos nossas atitudes, em relação ao outro,” afirma Luane Marçal, Coordenadora de Educação de trânsito do Detran-MG”
 

30 mai 2016 - Comunicação Detran-MGVoltar