NOTÍCIAS » PÓS-FESTAS, CUIDADO COM O CANSAÇO E O SONO

Depois do Natal e do Réveillion, seja prudente e evite dirigir cansado ou com sono. Muita gente quer aproveitar a festa até o final e esquece que para voltar para casa precisa estar bem acordado para dirigir e, muitas vezes, o cansaço é inevitável.

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária alerta que dirigir com sono é tão arriscado quanto dirigir sob o efeito do álcool.

Para reduzir esses riscos, as recomendações são básicas: se o sono bater, pare imediatamente, movimente-se e tome café ou água. Uma pausa de 10 minutos pode garantir que a sua viagem prossiga com muito mais segurança.

É importante lembrar que a cafeína minimiza o sono, mas não consegue reduzir o cansaço; por isso, nunca se deve sair dirigindo se estiver cansado ou com sono.

Sempre pense na possibilidade de dormir no local da festa ou de utilizar táxis na volta.

Durante à noite, motoristas também devem reduzir a velocidade para trafegar, pois a visibilidade é menor e o motorista deve ficar atento às luzes dos faróis, regulagem e limpeza de vidros, entre outros equipamentos que auxiliam na visibilidade.

Em casos de viagens longas, a entidade orienta que o motorista faça paradas a cada 4 horas de 10 a 15 minutos – ou a cada 150 km percorridos; mas em caso de trânsito pesado e congestionado, a dica é que essa parada seja antecipada e feita em período de 2 horas, já que o estresse e cansaço são potencializados nestas condições.

Todo condutor também deve estar atento à alimentação, durante festas e comemorações o exagero com a alimentação traz também riscos à direção.

Antes de dirigir, em qualquer período, é preciso evitar comidas pesadas, pois a digestão causa sonolência. Deve-se, ainda, evitar bebidas e ampliar os cuidados com medicamentos, que geram cansaço e sonolência, respectivamente.

Os vídeos e boletins sobre “dirigir cansado” estão disponíveis no site do OBSERVATÓRIO e podem ser acessados e veiculados gratuitamente.

Confira o vídeo:

17/12/15

22 dez 2015 - Observatório Nacional de Segurança ViáriaVoltar