NOTÍCIAS » RADARES DO ANEL DE BH SERÃO TESTADOS NESTA SEMANA

Os 22 radares fixos instalados no anel rodoviário e nas saídas de Belo Horizonte para o Rio, São Paulo, Brasília e Espírito Santo começam a ser testados a partir da próxima quinta-feira. O teste tem o objetivo de checar se os equipamentos estão funcionando normalmente, depois de cerca de dois anos desligados.

São 10 radares no Anel, 3 na BR-356, 7 na BR-381 e 2 na BR-040. Durante os testes, eles ficarão com as luzes piscando.

Posteriormente, serão colocados avisos, como placas e faixas, alertando sobre a fiscalização eletrônica à frente.

No fim do mês, os radares entram em funcionamento definitivamente.

Um especialista em trânsito, com larga experiência na gestão do tráfego em Belo Horizonte, defende que os radares não deveriam ter sinalização de aviso. Osias Baptista Neto* afirma que o aviso faz com que o motorista não respeite a lei em outros trechos, tendo apenas a função de um redutor eletrônico de velocidade. Ele diz que sinalizar radar é tão ineficaz quanto a Polícia avisar que vai dar blitz para prender assaltantes. E comenta que radar sem aviso é usado no mundo inteiro – menos no Brasil. Osias Baptista Neto enviou a este blog fotos colhidas aleatoriamente na internet, que mostram esconderijos curiosos para radares no exterior.

Radar instalado em lixeiras Radar instalado em guard rail Radar instalado em placa

Blog do Benny - Por que o sr. defende o uso de radares sem aviso?

OBN - O radar com aviso serve apenas para reduzir a velocidade em um determinado ponto, por exemplo, numa curva perigosa, num cruzamento, em locais de travessias de pedestres etc. Funciona praticamente como um "quebra molas". Não tem a função de fazer com que o motorista obedeça a sinalização nos demais trechos da via. Já o radar sem aviso faz com que o motorista fique constantemente atento aos limites de velocidade, em todo o seu deslocamento.

Blog do Benny - Por que não se usa o radar sem aviso no Brasil?

Existe uma resolução do CONTRAN, de número 214, que obriga a sinalização dos radares. O Código de Trânsito diz que só se pode multar por excesso de velocidade quando esse excesso for medido por aparelho aferido, ou seja, o radar. Consequentemente, onde não exista radar (ou equipamento equivalente) não pode haver multa. E se o radar não estiver sinalizado, também não pode ser aplicada a penalidade. Por conseqüência, onde não há sinalização não pode haver multa. Logo, quem decide a velocidade a seguir é o próprio motorista, de acordo com a sua avaliação dos seguintes fatores: sua capacidade ao volante, as condições físicas e de tráfego da via e o estado de manutenção do automóvel. O resultado disso são as estatísticas de morte nas estradas e nas cidades, por excesso de velocidade. A resolução é tão absurda que obriga os órgãos de trânsito a fazerem um estudo técnico para a localização dos radares, mas não para determinar a velocidade da via. Ora, se a velocidade regulamentada pode ser ultrapassada sem aplicação de penalidade, é porque ela está errada. Acertem a sinalização e obriguem aos motoristas a obedecer todas as placas. Não se pode dar ao motorista a decisão de qual placa deve ser obedecida. Isto mata.

Blog do Benny - O radar sem aviso não reforça a imagem, disseminada em parte da população, de que existe uma indústria de multas?

O radar sem aviso existe no mundo todo, apenas no Brasil ele é proibido. Não é à toa que temos esses índices absurdos de mortes no trânsito. Sentir-se monitorado no trânsito é uma sensação a que não estamos acostumados, mas temos de pensar que, se o estamos sendo, os demais motoristas também estão, portanto a nossa probabilidade de sermos vítimas de um acidente, por culpa de um terceiro em excesso de velocidade, diminui. Não sentimos que a câmera do Olho Vivo da PMMG nos vigia, mas pelo contrário, que nos protege dos bandidos. Assim deve ser o radar. Volto ao raciocínio anterior, se a velocidade de segurança regulamentada está correta, significa que excedê-la causa riscos de acidentes, logo a fiscalização sempre se justifica, e não pode ser tachada de "indústria de multas".

Blog do Benny - Qual é o efeito e a diferença do uso do radar sem aviso em relação ao que tem aviso?

Imagine se a Polícia, sempre que for fazer uma ação para prender batedores de carteira, tiver a obrigação de avisar antes. Não prenderia um, e eles simplesmente iriam roubar em outros locais. Radar avisado é a mesma coisa, o motorista vai correr em outra freguesia. O radar sem aviso é como a Polícia que age em qualquer lugar, dando segurança a todos. Só que o motorista que desobedece a velocidade máxima não se sente como um bandido, mesmo que sua desobediência resulte em morte. Então ele se defende dizendo que foi um "acidente", uma "fatalidade". Tente explicar isso para a família da vítima.

09 out 2009 - BLOG DO BENI ? 06/10/09 Voltar