NOTÍCIAS » REMET DE MARÇO TEVE APRESENTAÇÃO DA PESQUISADORA ADRIANA MODESTO SOBRE MOBILIDADE URBANA E TRÂNSITO

A Reunião Mensal sobre Educação no Trânsito (Remet) de março ocorreu na noite desta terça-feira (22/03/22) e está salva no canal do Siprocfc-MG no Youtube. Organizada pelo Siprocfc-MG e pela representante do Maio Amarelo em Minas Gerais, Jucimara Fernandes, a Remet pretende reunir mensalmente proprietários de CFCs para discutir a educação no trânsito e assuntos relacionados.

Dessa vez, a convidada foi a pesquisadora, doutora em Transportes e mestra em Ciências da Saúde, Adriana Modesto. Ela integra a Rede Urbanidade (MPDFT), tendo representado a referida entidade no processo de Revisão do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Até fevereiro deste ano, integrou a Câmara Temática de Transporte Rodoviário (do Senatran) como representante do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

A convidada abriu o evento online com a apresentação intitulada “Uma Cosmovisão sobre a Mobilidade Urbana e o Trânsito”, com o esclarecimento de conceitos básicos referentes à mobilidade urbana, classificação dos meios de transporte, as mudanças paradigmáticas e suas considerações acerca do tema. Ela afirmou que deve haver uma abordagem sistêmica tendo em vista dimensões e aspectos e analisou os impactos da pandemia na mobilidade urbana, do transporte clandestino, do aumento dos combustíveis e ações preventivas de acidentes de trânsito.

Assista à integra da Remet de março abaixo!

Conforme prometido pela palestrante, seguem abaixo os links para download dos dois livros citados na apresentação!

Clique aqui e faça o download do Livro 2 Acessibilidade e Mobilidade Urbana na Perspectiva da Equidade e Inclusão Social Final

Clique aqui e faça o download do Acessibilidade e Mobilidade Urbana na Perspectiva da Pessoa Surda

Remet de abril
A 10ª Reunião Mensal sobre Educação no Trânsito (Remet) terá a participação de Maurício Pontello, referência em formação de instrutores, diretores e examinadores de trânsito, com data ainda a definir. Bacharel em Direito, Maurício é Observador Certificado e faz parte do Núcleo Jurídico do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).


23 mar 2022 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar