NOTÍCIAS » REMET DE NOVEMBRO TEVE BATE-PAPO COM FRANCISCO GARONCE E SORTEIO DE CTB COMENTADO

A Reunião Mensal sobre Educação no Trânsito (Remet) de novembro ocorreu na noite da última terça-feira (16/11/21) e está salva no canal do presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias, no Youtube. Organizada pelo Siprocfc-MG e pela representante do Maio Amarelo em Minas Gerais, Jucimara Fernandes, a Remet pretende reunir mensalmente proprietários de CFCs para discutir a educação no trânsito e assuntos relacionados.

A reunião de novembro teve a participação do especialista em Segurança no Trânsito e doutor em Educação, Francisco Garonce, que também é diretor de Relações Institucionais do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e ex-coordenador de Educação para o Trânsito do Denatran, que mostrou o que ele defende em relação à formação do condutor, que inclui sugestões já enviadas à Câmara Temática de Educação e Saúde do Conselho Nacional de Trânsito, que está na fase final de reestruturação e apresentação do novo modelo de formação de condutores. “Muito do que foi desenvolvido no passado, até novembro de 2017, que culminou com a malfadada 726, está sendo aproveitado, afinal de contas se fossemos começar do zero, ainda levaríamos mais um ou dois anos”, iniciou sua fala, seguida da apresentação de um organograma com a proposta desse novo modelo de formação. “Não é só isso que vai resolver o problema de trânsito no Brasil, mas sem isso não se chega à solução alguma”, afirmou já engatando a pergunta. “Qual o condutor que queremos em nosso país?”
Ao longo de sua apresentação, Garonce analisou a realidade do trânsito brasileiro, fez diversas perguntas mobilizadores que visam a reflexão para soluções e compartilhou slides com as propostas defendidas. “O desafio de construir um novo modelo de formação do condutor é grande, mas a urgência de ações em proteção à vida no trânsito é maior. Precisamos unir forças para salvar vidas”, finalizou sua apresentação.

O presidente do Siprocfc-MG lembrou que o CFC precisa ter subsídios e suporte para cumprir seu papel de forma efetiva, pois a formação de quem chega ao CFC começa muito antes, no próprio dia a dia. “Manias, costumes, hábitos são talvez até mais importantes que o que o CFC se propõe a fazer. Todos os atores envolvidos precisam dialogar”, apontou.

Ao final, houve sorteio de um Código de Trânsito Brasileiro (CTB), comentado pelo especialista Julyver Modesto. O grande vencedor foi André Mariano do CFC Educar de Ouro Branco.
Para participar de novos sorteios e receber material de interesse, preencham sempre o formulário que é enviado antes de cada Remet.

Aguardamos sempre a sua participação!
Você pode assistir à integra da Remet de novembro abaixo!

Remet de dezembro
A sexta Reunião Mensal sobre Educação no Trânsito (Remet) ainda não tem data prevista, mas já sabemos que, por conta das festas de fim de ano, não acontecerá no fim do mês.


18 nov 2021 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar