NOTÍCIAS » RENOVAÇÃO DE CREDENCIAL E ALVARÁ SERÁ ONLINE A PARTIR DO DIA 21/09 PARA CFCS DE BH

Detran-MG atende mais uma demanda do Siprocfc-MG e moderniza processo de renovação de documentos; em fase de testes, a nova rotina começa pelos CFCs de BH

Mais uma solicitação do Siprocfc-MG foi atendida pelo Detran-MG, o que representa uma grande vitória para o segmento. A partir do dia 21/09/15, serão feitos testes para que a renovação de credencial e alvará sejam realizadas de forma online, através do Detran Empresas. A informação foi dada pelo chefe da Seção de Supervisão e Controle de Aprendizagem (Setor de Autoescolas) do Detran-MG, Sebastião Ferraz, durante o Seminário Regional do Norte de Minas, que aconteceu na última sexta-feira (28/08/15), em Montes Claros.

“Neste primeiro momento, só participarão dos testes os CFCs de Belo Horizonte. Possivelmente, a partir de outubro ou novembro, vai ser liberado para a Grande BH”, afirmou Sebastião, que completou dizendo que, se correr tudo bem com as implantações, o sistema vai ser estendido às demais regiões do Estado. De acordo com ele, ainda faltam alguns detalhes, que vão ser discutidos com a chefe da Divisão de Habilitação e Controle do Condutor do Detran-MG, Dra. Carolina Bechelany.

Segundo Sebastião, a ideia, a princípio, é diminuir a circulação de papeis no processo de renovação. “O CFC vai entrar no Siaex. Lá vai existir uma ferramenta de documentos. Nessa aba vai haver uma lista com a documentação exigida para a renovação. A pessoa vai digitalizar os seus documentos e enviar para a gente. Quando ele for enviar definitivamente, vai haver a necessidade de uma assinatura digital, ou seja, uma validação através da certificação digital, afirmando que os documentos são autênticos. No caso da capital, nós vamos recepcionar aqui no setor da mesma forma e fazer a conferência. Nós vamos migrar ou finalizar o processo, devolvendo caso não esteja correto ou haja alguma pendência”, explicou.

Sebastião afirma que, assim que estiver tudo certo para a implantação, os CFCs de Belo Horizonte serão informados do processo, através de mensagens no Detran Empresas. Assim que houver novidades, o Siprocfc-MG também divulgará através de seus meios de comunicação (site, redes sociais e informativo eletrônico).

Esta é mais uma solicitação do Siprocfc-MG que foi atendida pela nova chefia do Detran-MG. A visão do sindicato é de que, tanto os CFCs quanto os órgãos e a sociedade em geral, devem acompanhar o avanço tecnológico e modernização dos processos em prol da melhoria dos serviços prestados pelas empresas do segmento e, como consequência, crescimento do negócio. Uma das missões do Siprocfc-MG é esta busca constante pela modernização administrativa e pedagógica das empresas do segmento.

Foto (crédito): Ana Flavia Jacques

Legenda da foto: as tradicionais pastas de alvará deixarão de existir e serão substituídas pelo processo online

03 set 2015 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar