NOTÍCIAS » REPROVAÇÃO EM EXAMES DE DIREÇÃO CHEGA A MAIS DE 73% EM UBERLÂNDIA

Dos 10.503 candidatos à categoria B, 2.786 foram aprovados. Para delegado, causa das reprovações, é o nervosismo dos concorrentes.

Mais de 10 mil candidatos se matricularam em autoescolas de Uberlândia de janeiro a setembro deste ano. Eles cumpriram as horas de aula na instituição, realizaram a prova teórica e prática. Essa última fase é o principal obstáculo para quem quer ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria B. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG), mais de 73% dos candidatos reprovam na realização do exame de direção veicular.

O alto índice de alunos reprovados obriga a remarcação do teste e a aprovação deve chegar no período máximo de um ano, tempo exigido pelas autoescolas. Caso contrário, o candidato deve iniciar o processo novamente realizando uma nova matrícula e reiniciando o processo de aulas.

De acordo com o delegado da Polícia Civil Eduardo Henrique Lemos, que coordena a comissão examinadora de Uberlândia, o nervosismo dos candidatos é o principal motivo de reprovação.

"Esse número de reprovação já esteve pior. Hoje está melhor, adotamos uma forma transparente na escolha dos 32 examinadores o que tranquilizam mais os candidatos. O examinador é escolhido por sorteio na hora do teste, além disso, tento conversar com eles antes para acalmar ainda mais. Também considero que 25 aulas são poucas é necessário maior contato com o veículo", comentou o delegado.

As provas práticas em Uberlândia são realizadas na Praça da Estação no Bairro Custódio Pereira. Primeiro o candidato faz o exame de direção e após, a prova da baliza. Caso o candidato discorde do resultado do teste pode recorrer à Polícia Civil.

Índices
De acordo com dados do Detran, de janeiro a setembro 10.503 pessoas tentaram a CNH de categoria B na cidade e 2.786 foram aprovados. Já na categoria A o índice de aprovação é maior, cerca de 50%. De janeiro a setembro 2.841 candidatos tentaram e 1.423 foram aprovados.
A estudante Marielle Moura, de 19 anos, tentou a aprovação na categoria B quatro vezes e considera que nervosismo e o rigor dos examinadores são os motivos das reprovações.
"Eu já gastei cerca de R$ 2 mil tentando a CNH, acho um valor alto, mas como preciso da carteira continuo tentando. Já fiz várias aulas e nos testes algumas vezes fui reprovada por nervosismo e outras, porque o examinador foi muito exigente e me deixou desconcertada", analisou

Dicas aos candidatos
1. Faça uma análise realista sobre a situação. Procure se perguntar: estou preparado para fazer a prova escrita? Como me saí no simulado e durante as aulas? Estou preparado para a prova prática? Treinei de maneira consciente, sei meus pontos fracos e treinei para diminuí-los?
2. Durma bem antes da prova. Faça uma alimentação leve.
3. Respire profundamente e procure manter-se tranquilo.
4. Caso o medo e a ansiedade sejam realmente provocadores de reprovações mesmo estando o candidato preparado para a avaliação, ele pode procurar um psicólogo para que atenda esta situação específica. Há psicólogos especialistas neste problema

Bárbara Almeida
Do G1 Triângulo Mineiro
11/10/2016 19h06 - Atualizado em 11/10/2016 19h06

13 out 2016 - Site G1 - Triângulo MineiroVoltar