NOTÍCIAS » ROTATIVO À VENDA EM NOVO FORMATO

O novo formato do tíquete de Estacionamento Rotativo estreou ontem em Belo Horizonte com a aprovação de motoristas que circulam pela cidade. Apesar de não estimar em quanto a iniciativa pode aumentar a arrecadação e reduzir irregularidades, a BHTrans espera diminuir os índices de uso indevido do serviço, já que pesquisas da empresa indicaram que 52,9% dos veículos estacionados nas vagas rotativas – o equivalente a 23,2 mil por dia – não usavam a folhinha. Levantamento anterior revelou que, entre os motoristas que param por até 20 minutos, o percentual de infração chegava a 70%. As folhas antigas continuam valendo por tempo indeterminado.

Quem usa o serviço agora tem direito a um tempo extra de 20 minutos, por folha, nas áreas do Rotativo. Os dados, à exceção da placa, não serão mais preenchidos a caneta: no novo formato, são como raspadinhas e têm dois campos. O primeiro mantém a forma tradicional, para os estacionamentos de uma, duas ou cinco horas. O segundo tem uma área especial, destinada ao tempo extra. A única exigência é de que as duas áreas da folha sejam usadas para o mesmo veículo. O preço foi mantido em R$ 2,40.

Usuários como o torneiro mecânico Daniel Rodrigues, de 29 anos, se interessaram pelo novo formato. “É muito raro eu comprar o Rotativo. Não achava justo gastar quase R$ 3 e usar o espaço público por apenas alguns minutos. Entrego muitos documentos em prédios, e por isso, paro o carro por pouco tempo. Agora, não vou correr mais riscos. Vou passar a preencher a folhinha”, diz. (IF)
24 abr 2008 - Estado de MinasVoltar