NOTÍCIAS » SANCIONADA LEI QUE REGULAMENTA A PROFISSÃO DE INSTRUTOR DE TRÂNSITO

Sancionada lei que regulamenta a profissão de instrutor de trânsito

Profissionais de auto-escolas precisam fazer cursos promovidos pelo CONTRAN.
Lei estabelece ensino médio concluído e idade mínima de 21 anos.

Alunos terão 4 horas/aula à noiteLei regulamenta profissão do instrutor das
auto escolas (Foto: Reprodução/TV Globo)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que regulamenta o exercício da profissão de Instrutor de Trânsito. A lei obriga os instrutores das auto-escolas a ministrar cursos de especialização e similares definidos em resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e estabelece requisitos para o exercício da atividade.

Entre os requisitos estão: ter, no mínimo, 21 nos de idade; ter, pelo menos, dois anos de efetiva habilitação legal para a condução de veículo e, no mínimo, um ano na categoria D; não ter cometido nenhuma infração de trânsito de natureza gravíssima nos últimos 60 dias; ter concluído o ensino médio; possuir certificado de curso específico realizado pelo órgão executivo de trânsito; não ter sofrido penalidade de cassação da Carteira Nacional de Habilitação; e ter participado de curso de direção defensiva e primeiros socorros.

De acordo com o lei, cabe ao profissional responsável pela formação de condutores de veículos "instruir os alunos acerca dos conhecimentos teóricos e das habilidades necessárias à obtenção, alteração, renovação da permissão para dirigir e da autorização para conduzir ciclomotores" e "orientar o aluno com segurança na aprendizagem de direção veicular". Eles deverão usar crachá ou carteira de identificação profissional fornecidos pelos Detran’s.

Fonte: G1, em São Paulo

03 ago 2010 - G1Voltar