NOTÍCIAS » SANTA CATARINA: INSTRUTOR DE AUTOESCOLA CRIA MOTO COM DUPLO COMANDO

Sistema permite que professor e aluno dirijam a moto juntos. Ideia foi patenteada e aguarda homologação para ser produzida em série.

Depois de dois anos de testes, o instrutor de uma autoescola de Caçador, no Oeste de Santa Catarina, criou uma moto de duplo comando. Com a ajuda de um amigo de infância, Fabio Santana desenvolveu o projeto para permitir que instrutor e aluno pilotem uma moto de forma intercalada ou simultânea.

O sistema foi patenteado, mas aguarda a homologação do Departamento de Trânsito de Santa Catarina (Detran) para ser fabricado em série. Na moto proposta por Santana, há dois guidões, duplo comando de freio e marcha.

No projeto, o sistema é interligado e permite intercalar a condução da moto ou torná-la simultânea. “Na experiência que tenho com aulas de moto, vi vários acidentes com ferimentos graves. Acho que, com essa ideia, a gente consegue diminuir isso”, comenta Santana.

Para o criador do projeto, o mais difícil foi fazer o duplo comando para o sistema de direção. “Fiz algumas tentativas que não funcionaram e acabei optando por este sistema com barra fixa. Liguei um guidão ao outro com um sistema de barra com ponto articulado. Resolveu o problema e deixou muito seguro”, explica.

Agora, Fábio busca um parceiro para produzir esta ideia e espalhá-la pelas autoescolas do Brasil. O especialista em trânsito Ricardo Barbosa acredita que o sistema pode formar motociclistas mais bem preparados.

“Hoje, a frota cresce muito rápido. O aluno aprende a teoria em sala e na aula prática, aprende sozinho, num circuito fechado. Na hora que pega a carteira nacional de habilitação, é obrigado a se aventurar, ir sozinho pra rua e correr riscos. Seria bem mais seguro ele ter essa primeira experiência com alguém capacitado”, avalia o especialista.

17/10/2015 06h50 - Atualizado em 17/10/2015 06h50

Do G1 SC

Foto (crédito): Reprodução/ RBS TV

19 out 2015 - G1 - Santa CatarinaVoltar