NOTÍCIAS » SEMINÁRIO REGIONAL DO CENTRO OESTE REUNIU CFCS E AUTORIDADES EM DIVINÓPOLIS

Divinópolis foi o palco do Seminário Regional do Centro Oeste, que aconteceu no dia 14/08/15, no auditório do Sest/Senat. Realizado pelo Siprocfc-MG, o evento teve o patrocínio do Grupo Criar, Rota Simuladores, Auto Clique e Fiat Automóveis. Aproximadamente 70 pessoas estiveram presentes, entre autoridades do Detran-MG, proprietários de CFCs e parceiros do sindicato.

O presidente do Siprocfc-MG, Rodrigo Fabiano da Silva, fez a abertura do evento e agradeceu a presença de todos. Em seguida, foi chamado ao palco o administrador Marcos Fonseca, que também é proprietário da autoescola Liderança de Nova Serrana, que apresentou o SiproSoftCFC, sistema de gestão adquirido pelo Siprocfc-MG para facilitar e agilizar a rotina dos CFCs mineiros. Marcos exibiu as principais ferramentas do sistema, como o atendimento ao cliente, que permite a criação de orçamentos personalizados, além da parte financeira, custos da empresa, lucros, controle de abertura e fechamento das aulas, de rota e quilometragem através de tablet, folha de pagamento, entre outros. Após a palestra, o presidente do Siprocfc-MG informou como seriam os valores e o processo de instalação e treinamento.

A segunda palestra foi ministrada pelo professor Manoel Ignácio, que também é advogado especialista em Direito do Consumidor. Em uma conversa descontraída, ele apresentou os conflitos nas relações de consumo e a indústria do dano moral, com dicas para os CFCs.

Bate-papo com o Detran-MG
Fechando com chave de ouro, o Detran-MG subiu ao palco, representado por Wagner Félix, assessor da Divisão de Habilitação e Controle do Condutor, e por Maria Cecília Abreu, coordenadora de Educação no Trânsito. Os dois abordaram vários assuntos de interesse da categoria. Entre as novidades estavam o concurso dos novos examinadores, que, segundo Maria Cecília, formou 20 servidores para o 7º Departamento de Divinópolis, e em breve, o órgão vai abrir novas inscrições para suprir a demanda dos examinadores aposentados.

Sobre o simulador de direção veicular, Wagner afirmou que, em breve, o Detran-MG vai publicar uma portaria que esclarecerá as condições de uso do aparelho. Dra. Maria Cecília acredita que “a ferramenta é de extrema importância pedagógica no processo de habilitação, dando ao aluno a oportunidade de vivenciar situações adversas, nem sempre experimentadas nas aulas de direção”.

Wagner disse que a nova direção do Detran-MG está com vários projetos em execução e outros que, brevemente, estão prontos, como a exigência da biometria para a categoria A; a renovação online de alvará e credencial; melhoras no Siaex, da Prodemge, entre outros.

Na palestra, também foram lembradas a Lei 13.154 (de 30/07/15) e a reformulação da Resolução 358.

Palavra dos participantes
Assim como os dois primeiro Seminários Regionais, que aconteceram em Pouso Alegre e em Uberlândia, os participantes do Seminário Regional do Centro Oeste gostaram bastante do conteúdo apresentado.

Para Rosimary Silva, proprietária do CFC Campos Altos, da cidade homônima, os Seminários Regionais são muito importantes para os CFCs do interior. “É uma das maneiras que a gente tem de ficar a par das situações dentro do Detran-MG, o que eles estão exigindo”, afirmou.

Helton Vilela, do CFC Quatro Rodas de Divinópolis, disse que eventos como esse só vêm para somar conhecimento. “A informação que chega é muito importante: sobre os nossos direitos e deveres, sobre tecnologia mais avançada, gestão de pessoas e administração da nossa empresa. Eu costumo dizer que informação nunca ocupa espaço. Quanto mais conhecimento, melhor vai ser o dia a dia.” Para ele, os seminários no interior também funcionam como uma ótima forma de responsabilidade social. “Essa iniciativa de não ter que pagar uma taxa, de ter que contribuir com algum tipo de doação é excelente! Isso é muito válido!”, elogiou.

Responsabilidade social
Em todos os Seminários Regionais, o Siprocfc-MG solicita aos participantes a doação de itens de higiene pessoal, como forma de inscrição social, já que os eventos são gratuitos. Embalagens com papel higiênico, escovas e pastas de dente, xampus e condicionadores foram doados ao Lar das Meninas, instituição filantrópica e sem fins lucrativos de Divinópolis, que recolhe crianças antes e depois do período escolar, para que os pais possam prosseguir sua rotina de trabalho, amparando as crianças fisicamente, mentalmente e espiritualmente, em condições de dignidade. Se você também quer ajudar a instituição, faça contato através do telefone (37) 3221-1338, do site http://www.lardasmeninas.com.br/ ou e-mail [email protected]

Foto (crédito): Tamiris Rocha

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DO SEMINÁRIO REGIONAL DO CENTRO OESTE (DIVINÓPOLIS)

18 ago 2015 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar