NOTÍCIAS » SEMINÁRIO REGIONAL DO NORTE DE MINAS REUNIU CATEGORIA EM MONTES CLAROS

Auditório lotado em Montes Claros durante a realização do Seminário Regional do Norte de Minas, que aconteceu na última sexta-feira, dia 28/08/15, no auditório da Associação Comercial e Industrial. Realizado pelo Siprocfc-MG, o evento teve o patrocínio da Auto Clique e da Fiat Automóveis. Estiveram presentes autoridades do Detran-MG, proprietários de CFCs e parceiros do sindicato.

Como de praxe em todos os Seminários Regionais, o presidente do Siprocfc-MG, Rodrigo Fabiano da Silva, abriu os trabalhos e convidou a compor a mesa os delegados regionais Dra. Gislane Wiulmiria Freitas, Dr. Giovani Andrade e Dr. Raimundo Nonato Gonçalves.

Primeira palestra
O administrador Marcos Fonseca, que também é proprietário da autoescola Liderança de Nova Serrana, apresentou o SiproSoftCFC, sistema de gestão adquirido pelo Siprocfc-MG para facilitar e agilizar a rotina dos CFCs mineiros. Marcos exibiu as principais ferramentas do sistema e esclareceu as dúvidas do público. Após a apresentação, o administrador lembrou que o pré-cadastro para adquirir o sistema ainda pode ser feito, tanto por CFCs associados quanto pelos não associados.

Segunda palestra
Descontração e trechos da Bíblia para falar de crises pessoais e interpessoais. Este foi o tom da segunda palestra do dia, ministrada pelo psicólogo clínico cristão Augusto Cattabriga, que também é bacharel em Teologia e pós-graduando em Psicanálise. Com muito bom humor, o palestrante deu exemplos aos empresários de como superar o atual momento econômico e enxergar oportunidades diante da crise.

Terceira palestra
Após o coffee break, a palavra foi dos representantes do Detran-MG: Wagner Félix, assessor da Divisão de Habilitação e Controle do Condutor; e Sebastião Ferraz, chefe da Seção de Supervisão e Controle de Aprendizagem (Setor de Autoescolas)

Os dois abordaram diversos assuntos de interesse da categoria, como a biometria na categoria A (moto) e câmeras para filmar os exames de direção (Wagner Félix afirmou que a edição da portaria que trata do assunto está em fase final). Sobre o simulador de direção veicular, Wagner afirmou que, em breve, o Detran-MG vai publicar uma portaria que esclarecerá as condições de uso do aparelho no Estado. O manual de procedimentos e código de ética da banca examinadora do órgão, além do banco de dados da prova de legislação também foram tema da fala do assessor da DHCC.

Sebastião Ferraz confirmou que o processo de renovação de alvará e credenciais será online e que serão feitos testes, ainda este mês, nos CFCs de Belo Horizonte (leia mais sobre isso aqui!). O chefe da SSCA também explicou um pouco do trabalho do setor e informou que sugeriu ao Detran-MG que implante uma pequena central de atendimento para que consiga atender a demanda das autoescolas. Alguns outros assuntos foram abordados e houve um momento em que os presentes puderam fazer perguntas aos representantes do Detran-MG.

Palavra dos participantes
Pouso Alegre, Uberlândia, Divinópolis e agora Montes Claros. Em todos os eventos, os participantes têm saído muito satisfeitos por terem participado de um momento importante para a categoria. Para Daniele Veloso, diretora de ensino do CFC Ativa de Montes Claros o evento foi muito interessante. “Apresentou novidades que a gente precisa para inovar no setor. Está sendo muito produtivo. Quanto mais informação, melhor”, afirmou.

Segundo Sebastião Oliveira, diretor de ensino e proprietário do CFC Oliveira e Sousa da cidade de Catuti, o Seminário foi uma experiência muito interessante, já que está começando agora no segmento. “É meu primeiro evento. Tem só quatro meses que abri meu CFC. Foi muito importante ter informações aqui, hoje. Pretendo participar de próximos eventos”, contou.

O CFC Sinal Verde de Montes Claros, que existe há 40 anos, recebeu uma placa de homenagem pelo serviço prestado e por ser uma referência na cidade. O proprietário e diretor geral Flauci Caetano Chaves falou sobre a importância do Seminário Regional e agradeceu o recebimento da condecoração. “Nossa classe é muito desunida. Há uma concorrência até um tanto desleal. O evento traz união, esclarecimento e ensinamento para muitos que ainda são novatos e até mesmo pra quem já é veterano, como eu. A cada evento, mais aprendizado, principalmente quando tem representantes do Detran-MG. De quando em quando temos que consultar o sindicato para consultar dúvidas e no seminário é onde tudo é reunido em um só lugar“, afirmou. “Sobre a homenagem, para mim foi um momento ímpar. Em todo segmento há a vaidade de ser reconhecido. O recebimento de uma placa é a marca de um serviço prestado. Para mim não tenho concorrência, tenho parceiros”, finalizou.

Responsabilidade social
Em todos os Seminários Regionais, o Siprocfc-MG solicita aos participantes a doação de itens de higiene pessoal, como forma de inscrição social, já que os eventos são gratuitos. Embalagens com papel higiênico, escovas e pastas de dente, xampus e condicionadores foram doados ao Lar das Velhinhas (Centro Feminino de Longa Permanência Lar das Velhinhas), instituição que atende cerca de 60 idosas com histórico de abandono familiar, violência e deficiência. No Lar elas recebem assistência 24 horas, alimentos, abrigo, moradia, proteção e cuidados especiais.

Se você também quer ajudar a instituição, faça contato através do telefone (38) 3221-1299 ou pelo e-mail [email protected]. O endereço é Rua Dom João Pimenta, 65, Centro, Montes Claros/MG.

Foto (crédito): Ana Flavia Jacques

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DO SEMINÁRIO REGIONAL DO NORTE DE MINAS (MONTES CLAROS)


04 set 2015 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar