NOTÍCIAS » SIAEX PASSA A TER NOVAS FORMAS DE ACESSO 

Após contratempos da última semana, Trânsito MG passou a permitir que CFCs entrem no sistema por login e senha, além do gov.br 

Diante de uma situação impactante e que causou muitos transtornos para cerca de 500 CFCs, o Trânsito MG enviou um ofício ao Sindicfc-MG, em que informa a ampliação das formas de acesso ao Siaex (sistema de agendamento de exames da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito-CET/MG, antigo Detran-MG). A partir de agora, além de os CFCs acessarem por certificado digital, também poderão entrar no sistema por meio de login e senha ou pelo gov.br

“Essa medida visa ampliar as possibilidades de acesso, reduzindo os impactos que a falha de alguma das funcionalidades possa causar”, afirmou o órgão, no documento.

O problema começou na véspera do Carnaval e se estendeu durante toda a semana. Nenhuma empresa do setor conseguia acessar o Siaex, por um erro de login dos certificados digitais. Na quarta-feira (14/2), mesmo com o recesso do feriado na CET, parte do acesso foi restabelecido, mas grande parte dos CFCs continuaram sem acesso. O Sindicfc-MG também estava em recesso, mas não desistiu de uma solução para o problema.

Durante toda quinta-feira (15/2), várias tratativas com o órgão foram feitas, mas sem solução. Na última sexta-feira (16/2), o Trânsito MG decidiu adotar novos procedimentos e alterar as formas de acesso ao Siaex.

“Foram mais de 500 empresas impactadas e muitos talvez nem ficamos sabendo. Esperamos que, nesta segunda-feira (19/2), todas as aulas eventuais que tiverem sido lançadas da forma correta sejam validadas, até para que não gere mais prejuízos às empresas”, declarou o presidente do Sindicfc-MG, Alessandro Dias.

Os CFCs que ficaram sem acesso ao sistema lançaram aulas eventuais, que foram informadas ao Trânsito MG, que já foi informado da urgência na validação dessas aulas. Até o momento, o órgão não mudou a regra do limite de 30%, por ter conseguido resolver o problema do acesso.

Novas formas de acesso
Para acessar o Siaex por meio de login e senha, é preciso que o responsável pelo CFC insira o CPF e solicite a recuperação da senha. Na sequência, vão aparecer as instruções. A partir daí, o procedimento segue como todos já sabem.

Pelo gov.br também é preciso fazer login na plataforma digital, que garante a identificação de cada cidadão que acessa os serviços digitais do governo.

Clique aqui para ver o ofício enviado pelo Trânsito MG (CET/MG, antigo Detran-MG)!

18 fev 2024 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar