NOTÍCIAS » SIPROCFC-MG APRESENTA SUGESTÃO EM CONSULTA PÚBLICA SOBRE PLANO MINAS CONSCIENTE

Nesta quarta-feira (22/07/20) terminou a consulta pública, aberta pelo Governo de Minas, sobre o plano Minas Consciente. O objetivo foi receber contribuições da população para o aprimoramento do programa, que passará por alterações para se adaptar ao novo momento da curva de contaminação. O Siprocfc-MG apresentou, novamente, o pedido de mudança da classificação dos CFCs para a Onda Verde, e foi pedido também que setores como o nosso tivessem análise diferente das demais, já que temos atividade toda monitorada e previsionada, além de possuirmos protocolos próprios de segurança sanitária muito rigorosos.

“Nos próximos dias haverá a publicação da Portaria que permitirá a realização das aulas remotas, além de que um novo fechamento dos CFCs não deverá estar associado à paralisação dos exames”, declarou o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias. Para ele, “se nada mudar, poderemos ter o fechamento de mais de 60% dos CFCs do estado.” Atualmente, sete regiões mineiras estão na onda verde do plano, as quais possuem 277 municípios com CFCs e outras sete regiões nas ondas branca e amarela.

Acendemos um sinal de alerta e esperamos que, caso realmente aconteça o fechamento, que os impactos sejam minimizados.

Novo formato Minas Consciente
Após a análise de todas as centenas de sugestões recebidas, as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas deverão apresentar o novo formato do programa na próxima quarta-feira (29/07/20). A informação foi dada pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do Estado, Fernando Passalio, em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (23/07/20).

Avanço nas ondas (trecho de reportagem do site O Tempo Online)
A região Leste do Sul (onde fica Viçosa, por exemplo) foi autorizada, nesta quinta-feira (23/07/20), a avançar para a Onda Amarela do plano, que abre uma nova gama de estabelecimentos com funcionamento permitido. Poderão reabrir salões de beleza, lojas de roupas, calçados, livrarias, papelarias, entre outros serviços. A macrorregião se torna, assim, a terceira a avançar para a Onda Amarela, ao lado das regiões Norte e Sul do Estado.

Já o Triângulo do Sul, cujo município referência é Uberaba, foi autorizado a avançar para a Onda Branca, a primeira fase de reaberturas de serviços considerados não essenciais. A partir deste sábado (25/07/20), as cidades integrantes da região que aderiram ao Minas Consciente poderão abrir autoescolas, lojas de artigos esportivos e floriculturas. Também na Onda Branca estão as regiões Noroeste, Centro-Sul e Sudeste.

23 jul 2020 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar