NOTÍCIAS » SIPROCFC-MG PARTICIPA DO IX ENCONTRO IBERO-AMERICANO EM BRASÍLIA

A Confederação Ibero-Americana de Centros de Formação de Condutores e Formação em Segurança Viária (CICEFOV) realizou, nos dias 18 e 19 de novembro, em Brasília, o IX Encontro Ibero-Americano de Formação de Condutores. O Siprocfc-MG esteve representado através do então presidente, Rodrigo Fabiano da Silva, e por José Mário Rodrigues, então diretor Financeiro e atual vice-presidente do Siprocfc-MG.

O evento, que contou com a participação de representantes de autoescolas/CFCs de países como Espanha, Portugal, Uruguai, Argentina, Panamá, além do Brasil, ocorreu no mesmo período em que o Brasil sediava a 2ª Conferencia Global de Alto Nível Sobre Segurança no Trânsito, no qual os ministros e chefes de delegação de vários países conversaram a respeito do resultado do “Relatório sobre a Situação Global da Segurança no Trânsito 2015”, da Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta que o trânsito continua representando um problema de saúde pública e uma das principais causas de mortes e lesões em todo o mundo.

Diversas autoridades nacionais e internacionais participaram do encontro, como a Dr.ª Monica Colas, vice-diretora-geral de Políticas Viárias da Direção Geral de Trânsito da Espanha; Dr. Hugo Leal, deputado federal e presidente da Frente Parlamentar do Trânsito Seguro; Dr. Ailton Brasiliense, Jairo Mota Castro e Dr. Daniel Cândido, representando o Denatran; Dr. Marcos Traad, presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), diretores e presidentes dos Detrans de São Paulo, Paraná e Brasília, além dos presidentes e representantes dos sindicatos de autoescolas de São Paulo, Rio Grande do Sul, Brasília, Paraná e Rio Grande do Norte.

O presidente da CICEFOV, José Miguel Baez, que também é presidente da Confederação Nacional de Autoescolas da Espanha (CNAE), reforçou o compromisso de que as autoescolas possam continuar exercendo a sua atividade profissional com respeito às normas vigentes, a seriedade, a transparência, ao profissionalismo e as modernidades do setor. Ele destacou, ainda, alguns pilares essenciais para a manutenção, valorização e crescimento da atividade profissional do segmento: a necessidade urgente de instrutores e diretores de CFCs mais qualificados; autoescolas mais bem estruturadas, tanto da parte física como as características de uma entidade de ensino; examinadores mais qualificados e bem preparados, além de uma boa e compatível remuneração profissional; exames teóricos e práticos mais qualificados, com transparência e seriedade em sua aplicação. “Desta maneira, seguramente teremos um processo de formação de condutores muito mais próximo daquilo que todos nós esperamos e almejamos, e desta maneira as autoescolas cumprirão o seu papel de ser mais um instrumento para a preservação de vidas”, afirmou Baez.

25 nov 2015 - Comunicação-Siprocfc-MG (C/Magnelson Carlos)Voltar