NOTÍCIAS » SIPROCFC-MG SE REÚNE COM CHEFE DA DIVISÃO DE HABILITAÇÃO DO DETRAN-MG PARA ATUALIZAR SOLICITAÇÕES

O Siprocfc-MG, representado pelo presidente Rodrigo Fabiano da Silva e pelos diretores Cidiamara Silva e Moacir Moreira, se reuniu novamente com a Dra. Carolina Bechelany, chefe da Divisão de Habilitação e Controle do Condutor do Detran-MG, no dia 26/05, para conversar sobre assuntos importantes para a categoria.

O primeiro assunto abordado foram os problemas nas bancas de Januária e região, que, segundo o presidente do Siprocfc-MG, ficaram sem atendimento no mês de abril. De acordo Dra. Carolina, com a abertura do Curso de Capacitação de Examinador de Trânsito e com a nomeação dos policias, que deverá ocorrer em setembro deste ano, o problema será sanado de forma absoluta. Em relação à Nova Serrana e Pitangui, ela afirma que o atendimento continuará sendo feito pelo departamento que realiza os trabalhos. Outro assunto debatido foi a situação dos examinadores aposentados, se irão continuar os trabalhos. Segundo Dra. Carolina, por enquanto eles irão continuar, até que seja realizado um estudo aprofundado sobre a legalidade.

Sobre as novas áreas de exames em Belo Horizonte e Região Metropolitana, Dra. Carolina permitiu que o Siprocfc-MG acompanhe os estudos para ajudar a escolher, alterar e regionalizar as melhores áreas. Em março deste ano, o Siprocfc-MG enviou ao Detran-MG, sugestões de áreas em bairros como Mantiqueira, Rio Branco e Serra Verde (Venda Nova); Enseada dos Garças, São Luiz e Bandeirantes (Pampulha), Fernão Dias, São Paulo, Ipiranga, Palmares e Ribeiro de Abreu (Nordeste), Santa Tereza e Santa Inês (Leste), Madre Gertrudes (Oeste), Milionários (Barreiro) e Heliópolis (Norte), todas recebidas como sugestões através do pedido do sindicato publicado no site e enviado por e-mail. Em Sabará e Caeté, a previsão é que a partir deste mês (junho) os exames sejam feitos na nova área de exames, situada no bairro Nações Unidas.

Em relação aos simuladores de direção veicular, das quatro empresas que pediram a interligação do sistema com o Detran-MG, uma já conseguiu e vai entrar em fase de testes; duas delas estão próximas de conseguir e a outra empresa está com problemas para fazer o processo. Assim que os testes forem positivos, as empresas poderão comercializar e iniciar o funcionamento do simulador em Minas Gerais. Os diretores dos CFCs que forem ministrar as aulas no equipamento só estarão aptos após protocolarem o certificado de curso de simulador na Seção de Supervisão e Controle de Aprendizagem (SSCA).

Em relação aos diretores de ensino e geral que não possuem curso superior, Dra. Carolina afirmou que o Detran-MG já enviou ao Denatran um documento em que informa a escolaridade dos profissionais no Estado, coletados após solicitação do órgão aos CFCs. O Siprocfc-MG e a Feneauto também já enviaram um ofício ao Denatran em que solicitam o direito adquirido para estes profissionais.

O presidente do Siprocfc-MG finalizou a conversa reforçando o convite para os eventos que serão realizados pelo sindicato neste ano, como o 11º Seminário de Gestão e Educação no Trânsito para CFC (dia 21/11) e reiterou a importância da participação do Detran-MG nos eventos realizados para a categoria.


Foto (crédito): Tamiris Rocha

05 jun 2015 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar