NOTÍCIAS » SIPROCFC-MG SE REÚNE COM POLÍCIA CIVIL E MEMBROS DE COMITÊS E SECRETARIAS DO GOVERNO DE MINAS

O Siprocfc-MG, representado pelo seu presidente, Alessandro Dias; e pelo seu vice-presidente, José Mário Rodrigues; esteve na Cidade Administrativa do Governo de Minas, nesta quarta-feira (06/05/20), para duas reuniões importantes. Na primeira delas quem recebeu o Sindicato foi o chefe da Polícia Civil, Dr. Wagner Pinto. No segundo momento, o Sindicato esteve reunido com membros do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19, membros da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Saúde, membros técnicos do Governo de Minas e com o secretário-geral adjunto do Governo, Marcel Dornas Beghini. Também estiveram presentes representantes das Clínicas e a presidente da Associação das Autoescolas, Daniela Corgosinho.

“Com a Polícia Civil (PC), o objetivo foi apresentar as demandas do setor e entender qual a visão da PC e do Detran-MG com relação ao retorno das atividades”, explicou o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias, que comemorou a solicitude do chefe da PC. “Dr. Wagner informou que o assunto está sendo tratado e que, apesar de não haver data prevista, a qualquer momento poderemos ter uma definição. Isso agora cabe ao Comitê do COVID-19, que está analisando os protocolos para reabertura das atividades”, completou.

Com apoio do vereador Wesley Autoescola (PROS), que tem dado todo o suporte ao Siprocfc-MG, seja na esfera municipal ou na estadual, a segunda reunião tratou o tema de uma forma mais ampla. Foi esclarecido o motivo de o setor de autoescolas estar na onda vermelha e quais os critérios foram usados na identificação: a arrecadação (nosso setor não arrecada ICMS, por exemplo), o risco de aglomeração e de adaptabilidade de cada setor e outros fatores que foram pontuados.

“Foi uma boa reunião, mas deixamos claro que não adianta retornar sem planejamento e sem previsão das outras etapas, senão não resolve nada”, afirmou o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias. No encontro, o Siprocfc-MG e as demais entidades apresentaram vários questionamentos, pois até o momento não existe uma definição para o retorno das autoescolas, ao contrário das clínicas, que, segundo o Governo de Minas, já podem retornar as atividades, após discussão com o Detran-MG de como será o retorno. “Isso já ajuda, pois teremos um dos tripés da formação do condutor retornando com as atividades”, pontuou Alessandro.

Além de esclarecer as dúvidas, o Siprocfc-MG também teve a oportunidade de apresentar o setor: o que são as autoescolas, como funcionam, os números do segmento, a quantidade de empregos gerados e de atendimentos realizados e as sugestões do que pode ser mudado para que as atividades retornem com segurança. “Indicamos alternativas, como as aulas remotas e a possibilidade de um retorno gradual por etapas (começar pela parte prática, se for o caso, depois vir a parte teórica e depois exames)”, exemplificou o presidente Alessandro Dias.

Para o vereador Wesley Autoescola, a reunião foi produtiva. “Estranhamos a classificação das autoescolas na onda vermelha, porque de alguma forma acham que somos como uma escola de ensino médio ou fundamental, e sabemos que autoescola é totalmente diferente. Saíamos satisfeitos com o que foi apresentado pelo Siprocfc-MG e pelos outros representantes, pois o Comitê se comprometeu a fazer uma reanálise da classificação. Eles receberam documentos com informações que admitiram que serão importantes para essa reanálise”, finalizou.

Foto: presidente, Alessandro Dias; e vice-presidente, José Mário Rodrigues; em reunião com membros do Governo de Minas, nesta quarta-feira (06/05/20).

07 mai 2020 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar