NOTÍCIAS » SUSPEITA DE EMBRIAGUES E MORTE NA 040

Um caminhoneiro, com suspeita de embriaguez – teste do bafômetro revelou 1,24 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos seus pulmões – provocou um grave acidente na BR-040, em João Pinheiro, Região Noroeste de Minas, matando um casal de Jataí (GO). O índice é quatro vezes superior ao limite considerado crime pela Lei Seca, que é de 0,29 miligramas.

O acidente foi às 14h de quarta-feira, no km 212 da BR-040, em João Pinheiro, e até às 20h, quando chegou à delegacia da cidade, o acusado ainda exalava um cheiro forte de bebida, segundo a polícia. Elmário Batista Pereira, de 42 anos – que antes confessou ter bebido três garrafas de cerveja e dormiu ao volante, tentando atribuir a sua irresponsabilidade ao excesso de trabalho – voltou atrás quando prestou depoimento ao delegado Sérgio Parenhos, de João Pinheiro. O caminhoneiro foi autuado em flagrante no Artigo 302 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), combinado com o 303 (homicídio culposo), além do 306 (embriaguez ao volante). Ele pode pegar mais de quatro anos de detenção.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Elmário, que dirigia sentido Brasília, invadiu a contramão em um local de ultrapassagem proibida. O caminhão dele, placa GXA 4599, de Unaí, bateu de frente no Siena placa NKQ 1252, de Jataí (GO), matando na hora o motorista Luiz Paulo Gastal Tavares, de 63, e a mulher dele, Maria de Fátima Peixoto Brito Gastal Tavares, de 54. O caminhoneiro teve ferimentos leves e foi preso em flagrante e levado para a delegacia de Três Marias, mas o caso foi transferido para a Polícia Civil de João Pinheiro, responsável pela instauração do inquérito.

De acordo com a polícia, depois do acidente o acusado tentou fugir por um matagal e foi detido por um policial do Corpo de Bombeiros. Depois de ouvido na delegacia, ele pagou fiança de R$ 1,5 mil e foi liberado para responder ao inquérito em liberdade, mas pode reaver a sua carteira de habilitação.

Em seu depoimento, o caminhoneiro alega que não tomou bebida alcoólica e que apenas cochilou ao volante, contrariando o que disse à PRF, de que tinha tomado três cervejas, quatro horas antes do acidente, e reclamado da profissão, que não tem horário para parar de trabalhar. De acordo com a PRF, teor acima de 0,29 miligramas de álcool já é considerado crime. A pessoa responde a processo judicial e paga multa de até R$ 1 mil. Abaixo desse índice, é infração administrativa e a pessoa é liberada, pagando o mesmo valor da multa.

MAIS VÍTIMAS

Na manhã de ontem, outra pessoa morreu na BR-040, desta vez no km 700, em Barbacena, Zona da Mata. O Gol placa KMH 6705, do Rio de Janeiro, dirigido por Adilson Félix, de 61 anos, saiu da pista e bateu numa árvore. Ele ficou gravemente ferido e foi socorrido num hospital da região. A passageira Maria Heloísa Ferreira de Medeiros, de 59 anos, morreu na hora.

Marcos Michelin/EM/D.A Press
Carro atingiu lateral do ônibus e dois passageiros foram resgatados por bombeiros com ferimentos graves

COROLLA BATE NA PAMPULHA


Duas pessoas ficaram gravemente numa batida entre um carro e um ônibus ontem à noite na Avenida Presidente Carlos Luz, no Bairro Engenho Nogueira, Região da Pampulha, em BH. O coletivo placa GVQ 2984, da linha 3301 (Santa Terezinha) seguia sentido bairro/Centro, quando foi atingido na lateral pelo Toyota Corolla HDM 3939, de São Joaquim de Bicas.

O motorista do carro, Jonathan Magno Souza, de 23 anos, e o passageiro Silmar Henrique Silva da Cruz, de 35, ficaram presos nas ferragens. Militares do Corpo de Bombeiros estiveram no local para resgatar os feridos. Silmar foi levado em estado gravíssimo para o hospital numa unidade do Samu e corria risco de morrer. Jonathan, com suspeita de fraturas nos braços e pernas, foi socorrido por uma ambulância dos bombeiros.

No ônibus ninguém se feriu, segundo a Polícia Militar. Peritos do Instituto de Criminalística estiveram no local, e o caso será apurado pela Delegacia Especializada de Acidentes de Veículos (Deav), para apontar o culpado pela batida.
05 dez 2008 - Estado de MinasVoltar