NOTÍCIAS » TRÂNSITO MATA MAIS DO QUE REVÓLVER

Pesquisa aponta que maioria das mortes violentas registradas em Minas são decorrentes de acidentes automotivos
Congestionamentos não são o principal problema do trânsito em Minas. O Estado é o segundo do país no ranking de mortes violentas, e mais da metade delas são consequência de acidentes automotivos.
Segundo dados do Mapa da Violência 2014, foram 4.535 mortes por homicídio e 4.692 óbitos em acidentes de trânsito no território mineiro em 2012, ano base estatístico do levantamento. Ou seja, foram 9.227 mortes violentas, uma média de 25 por dia. Minas perde no ranking apenas para São Paulo, com 13.620 casos.
“A grande questão que continua impulsionando o crescimento de assassinatos e de óbitos em acidentes é a questão da impunidade. Não adianta você ter lei se não consegue aplicá-las. A Lei Seca, por exemplo, é extremamente rígida, mas não há fiscalização e punição. Sem isso, não há como mudar o cenário”, observou o especialista em segurança pública e presidente da ONG Movimento Viva Brasil, Bene Barbosa.
Outro problema, identificado pelo diretor do Instituto de Criminalística, é a falta de formação adequada dos condutores. “A formação é tardia, só acontece quando a pessoa vai tirar a carteira. O que precisa ser entendido é que o trânsito é formado por pedestres, motoristas e vias, e isso deve ser trabalhado desde cedo, dentro das escolas”, afirmou Marco Paiva.
Falha humana
Apenas nas rodovias federais que cortam Minas foram registradas 1.183 mortes pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em 2012, número que não engloba a quantidade de vítimas socorridas e que morrem posteriormente no hospital. A grande maioria dos óbitos ocorrem em colisões frontais.
“Na maioria das vezes, há falha humana, como falta de atenção, velocidade incompatível com a via e imprudência. São fatores muito mais letais do que a condição da via, por exemplo”, destacou o chefe da comunicação social da PRF, inspetor Aristides Júnior.
De 2002 a 2012 houve aumento de 59,2% no número de mortes em acidentes de trânsito em Minas. A alta dos homicídios foi de 52,3% neste mesmo período, como mostram os dados do Mapa realizado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), com base em números do Ministério da Saúde.
Considerando apenas os homicídios, Minas ocupa a quarta posição entre os estados com o maior número de assassinatos em 2012. São Paulo, Bahia e Rio lideram o ranking, pela ordem.
03/06/2014 06:53 - Atualizado em 03/06/2014 06:53
Alessandra Mendes - Hoje em Dia
Foto: Ricardo Bastos/Arquivo Hoje em Dia

Segundo o Mapa da Violência, ocorreram 4.692 óbitos em acidentes de trânsito no território mineiro

03 jun 2014 - Jornal Hoje em Dia Voltar