NOTÍCIAS » TRÂNSITO MUDA NA REGIÃO LESTE

As obras na avenida devem durar 20 dias. Muita gente não gostou das alterações feitas pela BHTrans

Os motoristas devem ficar atentos à mudança no trânsito da Avenida Bernardo Monteiro, entre as avenidas Francisco Sales e Andradas, no Bairro Santa Efigênia, na Região Leste de Belo Horizonte. Desde ontem, o quarteirão está interditado para obras que visam aumentar a capacidade viária no trecho, a partir da saída do viaduto Pedro Aguinaldo Fulgêncio, no sentido Savassi. De acordo com a BHTrans, a idéia é diminuir conflitos de entrelaçamento, os constantes congestionamentos e melhorar a segurança dos motoristas. A fluidez do tráfego está mais elevada desde a implantação do Bulevar Arrudas, pois os veículos chegam mais rápido à interseção das avenidas, gerando uma grande fila de carros e congestionamentos até a Alameda Ezequiel Dias. A interdição deve terminar em 20 dias.

Os motoristas que circulam pela região devem seguir pela Alfredo Balena, Francisco Sales, Andradas, entrar na Bernardo Monteiro e pegar a Rua Domingos Vieira. Algumas linhas de ônibus também precisam fazer um desvio. Muita gente teve dificuldades no primeiro dia. A terapeuta ocupacional Maria Beatriz Orsini, de 44 anos, deu quatro voltas no quarteirão até conseguir entrar num estacionamento. “O retorno de quem vem da Andradas era na própria Bernardo Monteiro, mas ele foi fechado. Resolvi entrar por cima, mas está interditado. A única solução foi pegar a avenida na contramão para chegar do lado que preciso. Não entendo a necessidade dessa intervenção, pois é o trecho mais tranqüilo da região”, disse.

A novidade também não agradou ao dono do estacionamento, Raimundo Nilton da Penha Filho, de 28. Segundo ele, o movimento caiu. Com capacidade para 70 veículos, havia metade no início da tarde. “Muitas pessoas não conseguem chegar até aqui porque o caminho é contramão. O comércio local não foi informado sobre as obras”, afirmou. Ele teme que o bloqueio do acesso gere ainda mais congestionamentos no viaduto da Francisco Sales.

Mas houve quem gostasse da mudança. O representante comercial Miquerinos Gonzaga, de 48, não suporta o engarrafamento nos horários de pico. “Por volta das 17h30, o trânsito fica impossível. Tudo que é feito para melhorar é bom, principalmente se for para aumentar a fluidez até a Avenida dos Andradas”, relata. O também representante Marcos Renato Oliveira Almeida, de 26, acompanha de perto os transtornos no tráfego, pois trabalha em uma loja no trecho interditado. Ele também espera um desafogamento na Francisco Sales. O colega dele, Leonardo Martins Murta, de 28, concorda: “Obras em toda a cidade são necessárias, pois BH está caótica”.
23 jul 2008 - Estado de MinasVoltar