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Novo sistema toma forma
BHTrans recebe propostas técnicas de consórcios participantes da licitação que definirá como funcionará e quem vai operar serviço de ônibus da capital pelos próximos 20 anos
Pedro Rocha Franco
Renato Weil/EM/D.A Press - 27/2/08
Experiência dos 10 anos do BHBus vai servir de base para mudanças no serviço

O último capítulo da novela da licitação do transporte coletivo de Belo Horizonte parece estar próximo. Arrastando-se desde setembro do ano passado, o processo teve uma etapa importante cumprida com a entrega, na sede da BHTrans, das propostas técnicas de consórcios interessados em operar o sistema de ônibus da capital pelos próximos 20 anos. A partir de agora, a comissão encarregada da concorrência vai analisar, um a um, os tópicos das mais de 300 páginas das oito propostas. Na semana que vem, serão abertos os envelopes contendo os lances comerciais, para finalmente serem definidas as novas empresas responsáveis pelo serviço. O prazo final para o resultado da licitação é 19 de julho, data de encerramento do contrato atual. Os vencedores serão definidos segundo critérios técnicos (60% dos pontos) e de acordo com a oferta pela exploração do sistema (40%).

Pelo novo planejamento para o setor, a cidade será dividida em quatro redes regionais, com o objetivo de reduzir o tráfego de coletivos na região central. O números de ônibus passará de 2.825 para 3.050, um aumento de 7,9% na frota. A Rede 1 terá 871 veículos para 78 linhas das regiões Venda Nova e Pampulha, tendo como principais eixos o corredor da Avenida Antônio Carlos e as estações de integração Vilarinho, Pampulha e Venda Nova. Para atender as regiões Norte, Nordeste e Leste, serão 862 carros, em 91 linhas. A Rede 3 terá circulação nos principais pontos do Barreiro e da Região Oeste, com 91 linhas servidas por 780 coletivos. A Região Noroeste terá uma rede exclusiva (Rede 4), com 535 ônibus para 63 linhas, passando pelas estações BHBus Alípio de Melo e Carlos Luz, ainda em processo de licitação, além da Avenida Pedro II.

Entre os pontos a serem avaliados pela comissão de licitação da BHTrans nas propostas técnicas estão a quantidade de viagens; o menor número de veículos a circular no Centro; o limite de passageiros por metro quadrado nos ônibus; e a melhor aptidão técnica da empresa concorrente. Segundo o procurador-geral do município, Marco Antônio Rezende, com a concorrência, o usuário do sistema será o mais beneficiado. “O novo projeto será baseado em todo aprendizado dos 10 anos do BHBus, mas com melhorias na fiscalização a partir do uso de novas tecnologias”, afirma.

Os empresários vão ter três anos para instalar câmeras, GPS (sistema de posicionamento global) e um software de contagem de passageiros em toda a frota de coletivos. O objetivo do uso dos equipamentos é garantir maior segurança e possibilitar monitoramento do serviço em tempo real. Uma promessa antiga da BHTrans é instalar painéis eletrônicos nos pontos de ônibus para o passageiro saber quanto tempo falta para a chegada do seu ônibus.

DOMINGO Uma novidade no funcionamento do transporte coletivo será o sistema de circulação aos domingos. Com número reduzido de passageiros e redução atual de 51% nas viagens, as novas operadoras terão de criar novos planos. “A idéia é reduzir o tempo de espera dos passageiros e equacionar os gastos em dias de demanda pequena”, afirma o procurador do município. Para isso, as rotas serão alteradas e serão criadas linhas especiais de domingos e feriados, com os coletivos percorrendo trajetos mais longos e atendendo grupos maiores de passageiros.
28 mai 2008 - Estado de MinasVoltar