NOTÍCIAS » TROCANDO IDEIAS: ARTIGO DE MAURÍCIO ANDRADE (CFC SÃO CRISTÓVÃO)

Mais um artigo para o espaço “Trocando Ideias”. Dessa vez, quem enviou foi o psicólogo Maurício Andrade, proprietário do CFC São Cristóvão, de Divinópolis. Confira, abaixo, na íntegra!

Obs.: os artigos publicados nesta sessão não reproduzem necessariamente a opinião do Siprocfc-MG e são de responsabilidade de seus autores.

Se você quer participar, envie seu artigo para o email [email protected], com no máximo 3500 caracteres (não há mínimo) e uma foto própria em boa resolução.

Não deixe de participar! Vamos dar visibilidade aos participantes e divulgar em nossos meios de comunicação, inclusive redes sociais (Instagram e Facebook), com os devidos créditos e menções.

Obs.: os artigos publicados nesta sessão não reproduzem necessariamente a opinião do Siprocfc-MG e são de responsabilidade de seus autores.



O problema das marquinhas para fazer baliza

Maurício Andrade (CFC São Cristóvão)

Por que devo fazer a baliza sem depender de marquinhas coladas nos para-brisas, nos vidros laterais, nas portas, nos retrovisores e em locais mais variados possíveis?
Primeiramente, eu nunca vi nenhum outro veículo na rua, ou em qualquer outro lugar, que tivesse com essas marquinhas coladas. O seu veículo possui alguma marquinha colada nos para-brisas ou em qualquer outro lugar que seja?

Na baliza serão avaliadas a Orientação Espacial e a Noção de Direção. Para isso, o candidato deve ser treinado para desenvolver uma observação panorâmica, mantendo a atenção difusa e distribuída ao redor de todo o veículo. Também deve se orientar pelas referências externas, como os cones e os bastões, utilizados para limitar o espaço, além dos retrovisores, o meio fio e toda a movimentação em torno do veículo.

As marquinhas utilizadas pela maioria das autoescolas condicionam o aprendiz, e futuro condutor, a uma atenção fixa, contrariando a prática da direção defensiva. Um terceiro motivo para não utilizar as marquinhas é que elas não proporcionam ao futuro condutor uma aprendizagem significativa.

A baliza é uma ótima oportunidade para se desenvolver a Orientação Espacial e a Noção de Direção do aluno, além de contribuir para aperfeiçoar o controle de embreagem. Então, não jogue fora essa oportunidade!

É importante também associar a baliza realizada em cones com a feita em qualquer veículo, entendendo por qual razão deve-se fazer a manobra da baliza. Quero lembrar que o processo de aprender a dirigir tem que ser agradável, interessante e muito prazeroso, em que acontecem várias descobertas fantásticas a cada aula. A confiança e a segurança do futuro condutor vai aumentando cada vez mais.

Dessa forma, passar no exame é somente uma consequência gratificante para o aluno e para o instrutor. A busca pela CNH não deve ser um processo apressado, limitado a uma carga horária reduzida, seja pela legislação, por falta de tempo ou falta de dinheiro. Deve ser planejado com objetivos claros: Objetivos Gerais e Específicos para cada etapa e cada aula. Aí, sim, seremos merecedores de um trânsito mais humano e com menos mortes.

13 set 2022 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar