NOTÍCIAS » UM EM CADA QUATRO JOVENS USA CELULAR AO VOLANTE, APONTA PESQUISA

Pesquisa desenvolvida pela Ford na Europa para conhecer os hábitos de uso do celular de motoristas revela que um a cada quatro jovens costuma usar aparelhos enquanto dirige. Jovens na faixa etária dos 18 aos 24 anos admitiram acessar redes sociais no trânsito, principalmente do sexo masculino.
A pesquisa tem a proposta justamente de oferecer alternativas de conexão segura no veículo, como o sistema SYNC com comandos de voz para fazer e receber ligações.
“De jogadores de futebol a presidentes, quase todo mundo parece ter entrado na moda do ‘selfie’. Para muitos jovens, isso se tornou parte do cotidiano, mas é a última coisa que se deve fazer na direção de um carro”, diz Jim Graham, gerente do programa de educação no trânsito da Ford. “É preocupante que tantos jovens admitam tirar fotos ao dirigir e vamos fazer todo o possível para educá-los sobre esse perigo.”
Acidentes de carro são a principal causa de morte de jovens motoristas, o que levou a Ford a criar um programa educativo para esse público. Os registros apontam que neste ano muitos acidentes foram provocados por conta de “selfies” feitas pelos motoristas. Um selfie pode distrair o condutor por quase 20 segundos. Para olhar as redes sociais, o motorista perde 20 segundos, período em que um carro chega a 100 km/h.
Na Europa, a Ford fará um treinamento com jovens para mostrar os efeitos negativos do uso do celular ao volante. O programa, feito em uma instalação fechada e com instrutor profissional, também terá orientações sobre reconhecimento de situações de perigo, controle da velocidade e do espaço.
21 DE AGOSTO DE 2014 POR RADAR.NACIONAL
12 set 2014 - Radar Nacional Voltar