NOTÍCIAS » VAI CAIR NA ESTRADA OU NA FOLIA? APROVEITE! SÓ NÃO EXAGERE NO TRÂNSITO

Já é Carnaval em todo o país e muita gente já está preparando as malas para cair na estrada ou cair na folia. A festa mais popular do país leva milhões às ruas e rodovias e se, por um lado, é tempo de riso, é tempo também de riscos ampliados para condutores e pedestres.

Para os pedestres, a preocupação é sempre maior com os atropelamentos. Ocorrências deste gênero são comuns; mas podem ser evitadas com a prudência dos condutores e também comportamentos responsáveis do pedestre. Muitos acreditam que o álcool só pode ser fatal aos motoristas, mas o pedestre também deve evitar exageros.

Nos locais, onde os blocos tomam a avenida, motoristas devem manter a calma e esperar a passagem dos foliões ou simplesmente sair mais cedo para não se estressar, se tiverem pressa. Afinal, hoje, com tanta tecnologia, é muito tranquilo evitar essas ruas onde a folia se instala – e, normalmente, elas são interditadas. Mas sempre existem aqueles desavisados.

Já para os motoristas, vale frisar que quem bebe e dirige assume o risco de matar e por mais que esse discurso seja repetido, tem gente que ainda não cortou de vez essa prática. Direção e álcool são proibidos.

As discussões no trânsito são também comuns. Mas é preciso curtir esses dias de folga e festa com leveza. Antes de entrar numa situação dessas, lembre-se que brigas no trânsito podem gerar tragédias – evite provocações e também não faça.

Cuidado com a velocidade e ultrapassagens

Tudo que é exagerado no trânsito traz muitos riscos. O excesso de velocidade, de pressa, a excitação – muito comum nesta época –, a agressividade ou até mesmo a melancolia, são fatores que levam a acidentes, pois induzem a comportamentos de risco.

Não é incomum perceber que quem tem pressa ou está muito alegre ou muito triste compensa esses sentimentos com o pé no acelerador, tenta extravasar sentimentos no local errado. Para esse grupo, é preciso destacar que a direção exige concentração e calma.

Uma outra dica importante para todos é evitar o excesso de bagagens no veículo e o de pessoas. Nas viagens, só transporte o número de pessoas corresponde ao número de cintos de segurança no veículo, verifique se as crianças estão com os equipamentos de proteção adequados a idade, e acomode de forma adequada as bagagens. Nada deve ficar solto no carro.

Como em todas as nossas recomendações de viagens, não saia antes de fazer um check up completo no seu veículo. Já que é Carnaval, se a gente pudesse comparar o trânsito com um desfile de escola de samba, a gente poderia dizer que a vistoria do carro é o momento da grande concentração da escola; e a verdadeira apoteose é voltar da festa com toda segurança; sem nenhuma derrapagem na avenida. Aproveite o Carnaval com responsabilidade. Respeite e proteja a vida.

Mais dicas – Antes de sair para viajar, lembre-se de verificar a documentação do carro e a do motorista; exija que todos usem o cinto de segurança e não use o celular na direção.

Como para boa parte do país, a previsão é de chuva, observe as condições dos limpadores de para-brisa, luzes do veículo e se os pneus estão calibrados e em bom estado. O Observatório lhes deseja sempre, um boa viagem segura!

05 fev 2016 - Observatório Nacional de Segurança ViáriaVoltar