NOTÍCIAS » VEÍCULOS ESTÃO POLUINDO MENOS, SEGUNDO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Emissões de monóxido de carbono (CO) e de hidrocarbonetos não-metano (NMHC) dos veículos tiveram queda de 52% e 45,1%, respectivamente
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou relatório que aponta que, nos últimos dez anos, entre 2002 e 2012, os veículos, apesar do aumento da frota, estão poluindo menos o meio ambiente. As emissões de monóxido de carbono (CO) e de hidrocarbonetos não-metano (NMHC), por exemplo, tiveram queda de 52% e 45,1%, respectivamente.
O trabalho tem como base as emissões atmosféricas do ano de 2012, e apresenta um quadro completo do total de poluentes emitidos no Brasil pelo transporte rodoviário, incluindo automóveis, ônibus, caminhões e motocicletas. Esta é a segunda edição do inventário – a primeira foi lançada em 2011 -, que apresenta uma série histórica das emissões dos poluentes regulamentados pelo Proconve (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores).
De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o documento é importante para subsidiar políticas públicas, além de orientar deliberações do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). O MMA avalia que os resultados do relatório confirmam a correção das medidas tomadas pelo governo federal, que está exigindo motores e combustíveis mais sofisticados e ambientalmente adequados da indústria automobilística.
O Ministério estima que as emissões irão diminuir ainda mais. Segundo o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Ney Maranhão, “as novas fases de Programas como o Proconve P7 e L6 e Promot M4, aliadas aos novos combustíveis com baixíssimo teor de enxofre, irão confirmar as previsões do Inventário Nacional para os próximos anos”.
Como a frota não para de aumentar, o secretário destaca que é importante manter medidas firmas para o controle da poluição, além de maior atenção dos governos estaduais para implantarem medidas como programas de inspeção e manutenção veicular. Ainda para o MMA, o relatório contribui com as discussões sobre a construção de um novo Padrão Nacional de Qualidade do Ar e para adequar o país aos níveis de emissão recomendados pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
Incentivo
As empresas que conseguirem maior eficiência energética no uso do etanol para carros, atingindo a relação de consumo entre etanol hidratado e gasolina superior a 75%, poderão ter desconto adicional de até dois pontos percentuais nas alíquotas do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). O objetivo é que os carros flex tenham uma quilometragem maior com um litro de etanol. As informações são do site Autoesporte.
“É um incentivo à maior eficiência energética baseado nos gastos de engenharia das empresas do etanol em relação à gasolina. Ao invés de a relação ser de 70% de economicidade, que é a média atual, ela poderia ser um pouquinho maior. Você tem um incentivo que no Inovar Auto chama gastos em engenharia e agora você tem possibilidade de usar esse crédito de IPI para o desenvolvimento dos motores flex melhorando a eficiencia do etanol em relação à gasolina”, explicou o ministro do Desenvolvimento, Mauro Borges.
Segundo ele, ao invés da relação ser 70% de economicidade, em relação à gasolina, ela poderia ser, por exemplo, de 80%. Com o etanol mais eficiente, o governo também estaria estimulando o seu uso pelos detentores dos novos carros flex, que eventualmente conseguirem alcançar, no futuro, uma maior eficiência energética do etanol em sua relação com a gasolina e melhorando as perspectivas para os produtores de etanol.
Publicado em: 25/06/14
14 jul 2014 - Site Radar NacionalVoltar