NOTÍCIAS » VÍDEO – DIRETOR DA REDE FHEMIG FALA SOBRE ATENDIMENTO A ACIDENTADOS NO PRONTO SOCORRO JOÃO XXIII

Em mais um vídeo sobre o Maio Amarelo, o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias, entrevistou o diretor assistencial da rede Fhemig, Dr. Marcelo Lopes Ribeiro, que palestrou durante a abertura do Maio Amarelo, em Belo Horizonte. Em sua exposição, o gestor apresentou números negativos dos acidentados que chegam ao Pronto Socorro (PS) João XXIII, hospital estadual que faz parte da rede. “Infelizmente, de 20 a 30% dos atendimentos são de vitimas de acidentes automobilísticos e, muitas vezes, são pacientes muito graves. São internações prolongadas, complicações do acidente e, muitas vezes, toda a tecnologia e expertise de nossos médicos não são suficientes para reverter a situação. Se não morrem, alguns pacientes ficam sequelados para o resto da vida”, lamentou. Segundo Dr. Marcelo, além da dor gigantesca para todos, o aspecto financeiro também deve ser levado em consideração. “Um dinheiro que poderia estar sendo gasto com outros investimentos da saúde, nós estamos gastando com pacientes de acidentes que, muitas vezes, poderiam ter sido evitados”, completou.

Sobre os motociclistas, o diretor informou que muitos chegam ao PS com politraumatismos e fraturas múltiplas. “Precisamos melhorar a atenção dos motociclistas. Eles precisam parar com os corredores e respeitar a sinalização. Já existe até equipamento para usar celular na moto. Está aumentando bastante acidentes por conta de celular”, contou. “Outro fato que não imaginávamos que fosse acontecer em 2019: o uso das patinetes elétricas. Em 45 dias, tivemos em média quatro pessoas vítimas de quedas deste equipamento”.

Que possamos conseguir reduzir esses números! CFCs, façam a sua parte! Publicamos, recentemente sugestões de ações para este mês de maio (clique aqui para relembrá-las!).

Participe do Maio Amarelo!

Assista ao vídeo abaixo!


10 mai 2019 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar