NOTÍCIAS » VOCÊ SABE O QUE FAZER QUANDO ACONTECE UM ACIDENTE?

Vídeo traz orientações para que as ocorrências não sejam ainda mais graves

Acidentes são evitáveis, mas quando acontecem exigem atitudes adequadas para que as ocorrências não se transformem num problema ainda maior.

Neste vídeo, o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) dá dicas para você agir com prudência e de forma adequada em casos de acidentes sem vítimas, em acidentes com vítimas e também destaca a importância de sinalizar a ocorrência, antes mesmo de solicitar socorro. Nos dois casos, a primeira dica é manter a calma e sinalizar a via para evitar outros acidentes.

Nos acidentes sem vítimas, procure desobstruir a via o mais rápido e faça o BO, se achar necessário. Uma questão importante é assumir a responsabilidade do acidente se ele foi causado por seu erro. Já se o acidente foi responsabilidade do outro condutor, dialogue e procure chegar a um acordo para ressarcimentos, acionar seguro etc.

Ocorrências com condutores aparentemente embriagados ou menores exigem mais atenção, pois se constituem crimes de trânsito; e, neste caso, você deve acionar a Polícia.

Nos acidentes com vítimas, o OBSERVATÓRIO sempre lembra que não se deve movimentar a vítima, nem dar nada para que ela beba. Essas atitudes podem agravar ferimentos e hemorragias, aumentando o risco de morte.

Curiosidade atrapalha!

A curiosidade de outros condutores pode também atrapalhar muito um acidente e até causar outro. A orientação é para nunca parar e nem reduzir demais a velocidade para ver um acidente; mas se você perceber que o socorro ainda não chegou, pare e verifique se pode ajudar. A vida de outros pode depender da sua solidariedade, além do mais essa é uma atitude cidadã.

Para saber mais sobre o tema, assista agora ao vídeo sobre “Atitudes seguras em casos de acidentes” e trafegue mais tranquilo.

01/12/15

19 jan 2016 - Observatório Nacional de Segurança ViáriaVoltar