NOTÍCIAS » VOLTA ÀS AULAS EXIGE CUIDADOS COM A SEGURANÇA DAS CRIANÇAS

Todo começo de ano letivo o cenário é o mesmo: o trânsito fica pesado no entorno das escolas e impacta também toda a circulação nos médios e grandes centros. O número de crianças nas ruas é maior, o que exige dos condutores mais atenção e cuidados, tanto dos pais, dos transportadores de escolares e dos demais motoristas que estão nas ruas. A Agenda Positiva desse mês de fevereiro traz as principais orientações sobre o Volta às Aulas.

Para os pais que transportam os filhos e para os transportadores escolares, a primeira exigência, antes de sair, é verificar se todas as crianças estão acomodadas corretamente e só transportar o número de crianças permitido pela lei, de acordo com a capacidade do veículo.

A partir daí, é preciso certificar-se sobre o uso dos equipamentos de segurança adequados para a idade da criança. A lei determina que bebês de zero a um ano viagem somente no bebê-conforto, nunca no colo da mãe. Crianças de um a quatro ano devem utilizar a cadeirinha, e de quatro anos até os sete anos e meio devem ser transportadas no assento de elevação. A partir dessa faixa, a lei permite que ela viaje sentada no banco de trás até os dez anos, quando ela pode ir para o banco da frente, sempre usando o cinto. Mas é bom ressaltar que cada criança tem corpo diferente.

Mas a segurança não se restringe para dentro do carro. No entorno das escolas, todo motorista deve trafegar em velocidade reduzida e com muita calma e atenção. Ao fazer o embarque ou desembarque das crianças, é importante ser gentil e nunca parar em fila dupla. Se a criança tiver que fazer travessias, oriente para o uso da faixa de pedestre. O acesso aos veículos pelas crianças deve ser sempre pelo lado da calçada e nunca pela rua. Respeitar as vagas preferências também é um dever e ato de cidadania.

Antecipar-se, saindo de casa um pouco mais cedo também pode ajudar a todos a evitar estresse. Outra alternativa para os demais condutores é alterar o seu trajeto, evitando ruas onde se localizam escolas, por exemplo. E, por fim, é preciso destacar os cuidados com as manobras nas proximidades de escolas, já que podem ocorrer atropelamentos durante balizas, conversões, retornos ou marcha ré. Crianças são sempre imprevisíveis e podem atravessar repentinamente ou até ficar atrás do carro, em espaço de difícil visibilidade. Agora, se a criança vai à escola caminhando, não deixe de conversar com ela sobre os riscos e escolhas seguras nos deslocamentos.

Para baixar as peças gratuitamente, clique aqui.

10 fev 2016 - ONSVVoltar