COMUNICAÇÃO » RELEASES » ENCONTRO DE TRABALHO DAS AUTOESCOLAS DE MINAS GERAIS VAI DISCUTIR A OBRIGATORIEDADE DO USO DE SIMULADORES DE DIREÇÃO VEICULAR

11 fev 2014
Evento será realizado nesta quarta-feira (12/02/14), no Teatro do Hotel Dayrell e contará com a participação do Detran-MG e das empresas que tem o equipamento homologado no Brasil
 
BELO HORIZONTE (11.02.14) – O simulador de direção veicular tem causado grandes polêmicas desde que a Resolução n.º 444/13 foi publicada pelo Denatran, já prevendo a obrigatoriedade do uso do equipamento nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) de todo o Brasil desde o dia 1º de janeiro deste ano. Tanto para o candidato que está começando o processo de habilitação na categoria B quanto para quem está reiniciando ou quer a adição de categoria, as cinco aulas de meia hora no simulador já são, teoricamente, obrigatórias.
 
Contudo, pincipalmente pelo alto preço e pela falta dos equipamentos no mercado, os CFCs estão tendo dificuldades em se adequar à nova norma. Baixa produção, apenas quatro empresas com o equipamento homologado pelo Denatran, prática da venda casada. Diversas são as situações apontadas pelos CFCs mineiros para ainda não possuírem o simulador em suas estruturas ou para não terem ainda confirmado a participação em centrais de simulação – espaços em que o uso do simulador é compartilhado com outros CFCs, o que foi permitido ocorrer em Minas Gerais. Diante disso, apenas cerca de 1% dos CFCs do Estado já têm condições de oferecer as aulas simuladas aos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 
 
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a trava ao sistema está temporariamente suspensa por tempo indeterminado. Portanto, as CNHs estão sendo emitidas normalmente. Mas o próprio órgão já afirmou que a Resolução que exige as aulas em simulador não será revogada. Então, até quando o processo de habilitação seguirá sendo feito normalmente? Quando as aulas em simulador serão efetivamente exigidas? Como fazer para os CFCs se adaptarem sem grandes impactos financeiros para seus negócios e para o bolso dos candidatos? O que fazer para resolver essa situação?
 
Pensando na complexidade do tema, o Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores convidou todos os CFCs do Estado para o 7º Encontro de Trabalho para CFC, que vai acontecer nesta quarta-feira (12/02/14), de 8h às 12h, no Teatro do Hotel Dayrell, em Belo Horizonte. São esperadas aproximadamente mil pessoas entre proprietários, diretores geral e de ensino, instrutores e demais profissionais de CFCs para dirimir dúvidas, bem como conhecer os equipamentos homologados e as melhores condições para a implantação do Simulador de Direção Veicular nos CFCs do Estado de Minas Gerais.
Entre as autoridades de trânsito, foram convidados representantes do Detran-MG e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
 
Encontro de Trabalho
O 7º Encontro de Trabalho para CFC (Simulador de Direção Veicular) é promovido pelo SIPROCFC-MG e tem o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), Sebrae e Federação Nacional das Autoescolas Centro de Formação de Condutores (Feneauto).
As inscrições dos empresários de CFCs no evento foram gratuitas, mediante a doação de fraldas geriátricas e infantis, que serão repassadas as instituições assistenciais de Belo Horizonte.
 
7º Encontro de Trabalho para CFC (Simulador de Direção Veicular) 
Data: 12/02/14 (quarta-feira)
Horário: 8h (credenciamento) / 8h30 – (início das atividades)
Local: Teatro Hotel Dayrell – Rua Espírito Santo, 901, Centro – Belo Horizonte/MG.
Programação oficial: http://bit.ly/1fB2M73
Informações para a imprensa: – [email protected]
 
Comunicação SIPROCFC-MG Voltar